quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RADAR METEOROLÓGICO VAI SER ISNTALADO NO RN

O radar será instalado ainda este ano e vai ser operado pelo Decea
O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB/RN) participou nesta quarta-feira (16), em Brasília, da apresentação do projeto de instalação, em Parnamirim, de um radar meteorológico para o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), feita pelo Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O equipamento vai funcionar na Base Aérea de Natal e deverá ser o primeiro de quatro novos equipamentos previstos para o Brasil.
O radar será instalado ainda este ano e vai ser operado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do Comando da Aeronáutica. Também deverão ser instalados 26 pluviômetros automáticos, interligados ao sistema de monitoramento da Emparn, em 14 municípios potiguares: Assu , Alto do Rodrigues, Apodi, Canguaretama, Ceará-Mirim, Goianinha, Ipanguaçu, Jardim de Piranhas, João Câmara, Mossoró, Natal, Patu, Pendências e Várzea.
Henrique Alves reforçou a importância de informações climáticas mais precisas, tanto para o controle de desastres naturais, como secas e inundações, como para o fomento de atividades agrícolas. O deputado estadual Gustavo Fernandes ressaltou a necessidade de um maior controle das informações sobre chuvas e estiagens no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário