A campanha eleitoral começou oficialmente em julho, contudo, para boa
parte da população (e dos candidatos) foi só nesta semana que a
disputa, realmente, teve início, com a exibição dos programas eleitorais
“gratuitos” e das inserções em rádio e TV. E, se é nesse momento em que
o eleitor começa a definir seus candidatos, é também a partir de agora
que começa uma maior quantidade de ações por propaganda irregular. Pelo
menos, é o que acredita Erick Pereira, doutor em Direito Constitucional,
que em setembro lança o Manual Esquemático das Eleições – 2014, um
livro que ajuda o eleitor e os candidatos a saberem o que pode e o que
não pode neste período.
“No calendário eleitoral, esse é o momento em que há a tendência de
haver uma aumento das querelas no Judiciário, um aumento dessa
judicialização com a quantidade de propagandas. Os ânimos devem começar a
arrefecer, vai ter nesta disputa uma ideia de que há uma necessidade
maior daqueles que estão atrás, aqueles que estão na frente começam a
ter essas estratégias e o judiciário passa a ser fundamental”, analisou
Erick Pereira ao Jornal de Hoje.
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