sábado, 23 de agosto de 2014

SE DINARTE MARIZ ESTIVESSE VIVO HOJE ESTARIA COMPLETANDO 111 ANOS.



dinartemarizO Rio Grande do Norte lembra hoje o aniversário de nascimento de um dos seus maiores líderes políticos: Dinarte Mariz. Nascido em Serra Negra do Norte, em 23 de agosto de 1903, adotou Caicó como sua terra e foi indicado prefeito em 1930. Governou o município por dois anos.  Insatisfeito com os rumos do Governo Federal tomou parte no Movimento Constitucionalista de 1932. Preso por três vezes, Dinarte foi recolhido à Casa de Detenção, no Rio de Janeiro.
Ao retornar ao RN, fundou o jornal A Razão, do qual seria diretor, e articulou juntamente com José Augusto Bezerra de Medeiros o Partido Popular (PP). Ao mesmo tempo, tornava-se um dos maiores comerciantes de algodão do Nordeste. Com a redemocratização do país, foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN), em cuja legenda tentou, por duas vezes consecutivas, e sem sucesso, eleger-se senador.
Chegou ao Senado, finalmente, no pleito de 1954, mas, logo em seguida, lançou-se candidato ao governo potiguar. Uma das obras da sua administração foi a Universidade do Rio Grande do Norte. Em 1962, foi, novamente, eleito senador. Em 1964, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Foi reconduzido ao cargos ainda em 1970 e 1978. Com a volta do pluripartidarismo, filiou-se, em 1979, ao Partido Democrático Social (PDS). Dinarte morreu em julho de 1984.
Fonte: Blog do Xerife Robson Pires

Nenhum comentário: