O
Senado estuda proibir a divulgação de pesquisas eleitorais nos 15 dias
que antecedem a eleição. O argumento é que os levantamentos interferem
nos resultados do pleito. A PEC (proposta de emenda à Constituição) não
altera as demais regras para a divulgação das pesquisas. O texto será
votado na semana que vem pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Se for aprovado, terá que passar pelos plenários do Senado e da Câmara.
Autor da PEC, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) diz que os 15 dias
servem para “igualar as condições” entre candidatos, além de evitar o
que chama de “erros” divulgados na véspera do pleito. “A intenção é
evitar a interferência indevida nos resultados por pesquisas com grandes
discrepâncias entre os índices de intenção de votos divulgados e os
efetivamente apurados”, afirmou.
EMPRESAS INVESTIGADAS PELA POLÍCIA FEDERAL RECEBERAM DE FRAUDES 13,8 BILHÕES DA UNIÃO
O levantamento analisa os contratos feitos pelos ministérios com Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, UTC/Constran, Mendes Júnior, Engevix, IESA e Andrade Gutierrez. Também foram contabilizadas empresas controladas por essas companhias e os consórcios formados entre elas para tocar as obras. “O fato de haver irregularidades nos contratos com a Petrobras não significa necessariamente que haverá problemas nos outros, mas é necessário que os órgãos de controle passem a limpo o conjunto dos contratos. É preciso saber se o ‘clube’ dos empreiteiros também agiu em outras pastas”, completou o economista e fundador da Contas Abertas, Gil Castello Branco.
OPERAÇÃO LAVA JATO BOTE EXECUTIVOS NA CADEIA
Os executivos ficaram em silêncio nos depoimentos à Polícia Federal, mas o advogado de Leite, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, explicitou a negociação. “Vamos tomar conhecimento de todos os fatos e aí podemos colaborar com um depoimento mais específico na sequência”, disse. “Ele [Leite] poderá admitir [atos ilícitos] se forem verdade e colocar a mão à palmatória.” A Folha apurou que o silêncio foi uma forma de ganhar tempo enquanto a negociação não estiver fechada.
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695. No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
CONSUMO DE ENERGIA NO RN CRESCE EM 4,8%
No Rio Grande do Norte, a classe residencial foi a que apresentou o maior percentual de crescimento no período verificado, com aumento de 7,0% em comparação ao mesmo período de 2013. Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento do consumo de energia elétrica nesta classe foi o aumento da renda da população, que favoreceu maior uso e aquisição de aparelhos de refrigeração nas residências, provocado pelas elevadas temperaturas registradas, o que elevou o consumo.
Outros setores que também tiveram parcela significativa de contribuição para o aumento do índice acumulado, comparado ao mesmo período do ano passado, foram o comercial e o industrial. Na classe comercial, o crescimento de 6,9% é atribuído, principalmente, em razão da oferta de equipamentos de refrigeração, como aparelhos de ar condicionado e refrigeradores, além de outros eletroeletrônicos. No setor industrial potiguar houve um aumento da demanda de energia elétrica em 3,5%.
PARTIDOS CONTRÁRIO A PRESIDENTE DILMA PENSA EM IMPEACHMENT
Deu no Cláudio Humberto:
A
prisão dos poderosos chefões de empreiteiras, acusados de subornar
autoridades e políticos para obter contratos bilionários na Petrobras,
aumentou a tensão de aliados do governo no Congresso. Só falam em
eventual impeachment de Dilma. Eles próprios, governistas, temem o
surgimento de indícios de envolvimento da presidenta no escândalo, ou
informações sobre dinheiro sujo no financiamento da sua reeleição.
Em off, petistas ilustres trabalham com a certeza de que o tesoureiro
João Vaccari Neto arrastará o PT, de vez, para o centro do escândalo.
Mesmo com estrelas do partido enroladas no esquema do Petrolão, o PMDB
espera tirar proveito do enfraquecimento de Dilma. Enfraquecida, Dilma
se valerá do PMDB para sobreviver. Em caso de impeachment, pode até
assumir a presidência com Michel Temer.FONTE:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário