quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

JUSTIÇA DETERMINA BLOQUEIO DE BENS DE EX-PREFEITO DE DUQUE DE CAXIAS ENVOLVIDO EM FRAUDES NA SAÚDE.

A Justiça Federal determinou hoje (24) o bloqueio dos bens de José Camilo Zito dos Santos Filho, ex-prefeito de Duque de Caixias (RJ), e de outros 24 acusados de desviar mais de R$ 700 milhões da Saúde do município. A 1ª Vara da cidade também suspendeu o repasse de verbas públicas para duas organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), acusadas de ter participação no esquema fraudulento.

Segundo as ações do Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ), os convênios com as entidades foram superfaturados e sem controle e fiscalização dos serviços prestados, assim como dos recursos pagos. De acordo com a decisão da Justiça, O município não pode terceirizar serviços públicos na saúde à favor de OSCIPs.

A liminar determina que a prefeitura de Duque de Caixias reassuma a gestão de saúde dentro de um prazo de 60 dias. O juiz intimou ainda a administração municipal a depositar em juízo aproximadamente R$ 20 milhões, referentes às parcerias irregulares.

Caso sejam condenados por improbidade administrativa, Zito e os demais acusados além de terem de ressarcir os cofres públicos podem perder funções públicas as quais exercem, pagar multa e ter direitos públicos suspensos.FONTE:TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário: