sexta-feira, 29 de março de 2013

NINGUÉM É DE NINGUÉM NA POLÍTICA DO RN.

 A crise entre o PT e o PMDB e a dificuldade de relacionamento do PMDB com o governo do DEM mostram como o processo sucessório de 2014 se apresenta completamente imprevisível no Rio Grande do Norte. E o quadro torna-se ainda mais nebuloso com as incertezas de outra via da oposição, que a vice-prefeita de Natal e ex-governadora Wilma de Faria (PSB) procura sustentar; daí, não ser possível fazer qualquer projeção de futuro agora.
Até praticar o exercício da futurologia está complicado. No entanto, pode-se fazer uma análise de forma razoável do que acontece no momento. Vamos lá:
1 – É notória a dificuldade da base aliada da presidente Dilma Rousseff em manter um discurso uniforme no Estado. O PT está distante do PMDB. O fosso entre as duas principais siglas do governo Dilma ficou ainda mais exposto com a queda de braço eleitoral na Serra do Mel, onde o PT e o PMDB se digladiam pelo poder municipal, com repercussão em âmbito estadual. Inclusive, o presidente petista Eraldo Paiva anunciou que o seu partido tem projeto de candidatura própria ao Governo do Estado, fechando a porta para uma eventual chapa peemedebista.
2 – Se o PMDB não está bem com o PT, também não consegue se relacionar de forma segura com a governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, o que coloca sob incerteza o projeto de aliança em 2014. Rosalba, claro, deseja ser candidata à reeleição, o que sugere que o PMDB, como partido aliado, poderia lhe oferecer apoio. No entanto, hoje não há essa garantia, muito menos o sinal verde para o futuro próximo, e nem a governadora tem a certeza do projeto de reeleição. Portanto, DEM e PMDB, juntos, é uma incógnita.
3 – O lastro para a oposição se criar está aberto, por consequência do desentrosamento político da base governista. Mas, qual a oposição? Wilma de Faria tenta oferecer essa resposta, sem qualquer garantia para 2014, afinal ela e a família têm muitas contas a prestar com a Justiça.
4 – Poderia, então, se imaginar um projeto estadual para o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). No entanto, os problemas profundos da capital não permitem sequer o sonho. Ele sabe disso e tem freado qualquer sinal de açodamento de aliados.
Pois bem…
Esse é o quadro do momento, tão desconforme quanto imprevisível. Pode-se dizer que hoje ninguém é de ninguém, muito menos se prevê quem ficará com quem. É o quadro e nenhum outro.
Ah, o leitor pode perguntar: e Robinson Faria (PSD)? Bom, o vice-governador dissidente está no banco de reservas. Se alguma liderança precisar, poderá convocá-lo no tempo oportuno. Do contrário…
 Silveira vai testar sua força política
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Silveira Júnior (PSD), pretende transformar o debate sobre a seca, por ocasião de sua posse na presidência da Federação das Câmaras Municipais (FECAM), em grande momento político, para encaminhar soluções ao grave problema. Ele já tem garantidas as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, ministro Garibaldi Filho e senador José Agripino, além de deputados, prefeitos e vereadores de todo o Estado. Evento marcado para o dia 13 de abril, no auditório do Garbos.
 Feriado para cuidar da saúde
O deputado Henrique Alves (PMDB) aproveitou a semana curta para colocar a saúde nos eixos. Ontem, ele foi submetido a cirurgia para retirada de uma hérnia inguinal. Trata-se de uma saliência na parede do intestino, diagnosticada em recente check-up. A intervenção cirúrgica transcorreu com normalidade, no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo (SP). Henrique passa o final de semana se recuperando em Natal.
Mário Negócio
Amanhã, completa 62 anos da morte de Mário Negócio, em acidente de carro no município de Tacima (PB). Era secretário-geral do governador Dix-sept Rosado. Nasceu em Fortaleza (CE), mas adotou Mossoró como sua terra-mãe.
 Armando Nogueira
Também, amanhã, completa três anos da morte do jornalista Armando Nogueira, um dos criadores do Jornal Nacional e do Globo Repórter. Perdeu a luta contra o câncer, aos 83 anos de idade.
 Mercado perde 133 mil domésticos
Segundo pesquisa do IBGE divulgada ontem, o número de trabalhadores domésticos diminuiu em 133 mil nos últimos 12 meses, sendo 25 mil apenas em fevereiro último. O desemprego na área mantém a média dos últimos anos, no entanto preocupa depois da aprovação da PEC das empregadas domésticas, que impõe uma carga pesada ao empregador. Diaristas em alta.
 Inflação em alta
O Banco Central elevou para 5,7% a projeção de inflação em 2013, ou seja, 0,9 ponto percentual acima da previsão de dezembro. O dragão está indócil.
 Barbosa está na boca do povão
O ministro Joaquim Barbosa continua irrigando a sua popularidade, elevando com a condenação da turma do mensalão. Frases de efeito ao gosto do cidadão e defesa de temas estratégicos, sempre com uma linguagem bem acessível ao brasileiro. Na solenidade do troféu do “Prêmio Faz a Diferença”, o ministro foi o mais aplaudido e visto, pelos mais açodados, como o “cara” para 2014.

Remédios mais caros
Mais de 13 mil remédios estarão mais caros a partir de amanhã. O aumento ficará entre 4,59% e 6,31%, levando-se em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participação de genéricos.
 Eleição fora de época
O final de semana será de intensa movimentação na Serra do Mel, em torno da disputa pela Prefeitura. A menos de dez dias das eleições, os candidatos Fabinho do PMDB e Francisca do PT correm atrás dos indecisos.
 É NOTÍCIA
1 – O espetáculo Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo será encenado hoje no Santuário de Santa Clara, sob a direção de Júnior Felix e produção de Flávio Tácito, às 19h.
2 – A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) aproveita o feriadão da Semana Santa para descansar na casa de praia de Tibau, com os filhos, noras, genros e netos e esposo Carlos Augusto.
3 – O ministro Garibaldi Filho (PMDB) optou pelo litoral cearense para descansar com a família. O ministro tem compromissos na próxima semana que vão exigir muita disposição.
4 – A Polícia Rodoviária Federal deu início à “Operação Semana Santa”, com 10 mil policiais em todas as rodovias do País. Na região de Mossoró, a fiscalização acontece nas BRs 110, 304 e 405.
5 – O dentuço Ronaldinho será chamado para o próximo amistoso da Seleção Brasileira, para confirmar a boa fase. E o tempo verde e amarelo não para: faltam 442 dias para a Copa do Mundo de 2014.
 FRASE
“Vou continuar fazendo o que sempre fiz: ter sempre o interesse público em primeiro lugar.”
JOAQUIM BARBOSA – Presidente do STF.

Nenhum comentário: