quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GERALDO MELO E JAIME MARIZ PREPARAM PROJETO PARA QUANDO O PMDB DECIDIR : HENRIQUE OU GARIBALDI


Ex-governador Geraldo Melo assume tarefa de produzir plano de governo do PMDB. Foto: Divulgação
Ex-governador Geraldo Melo assume tarefa de produzir plano de governo do PMDB. Foto: Divulgação
O PMDB está elaborando um projeto de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte a ser apresentado à população no momento oportuno (leia-se 2014), quando o partido apresentará um nome – Henrique Eduardo ou Garibaldi Filho – para disputar o Governo do Estado. O trabalho consta de consultas a representantes dos diversos segmentos da sociedade para obter subsídios e um diagnóstico do atual quadro vivido pelo RN.
A elaboração do projeto foi iniciada e está sob a responsabilidade do ex-governador Geraldo Melo e do ex-secretário do então governador Garibaldi Filho, Jaime Mariz, que é um dos auxiliares mais próximos do ministro da Previdência Social.
Segundo uma fonte do PMDB, paralelamente a esse trabalho, os líderes partidários estão intensificando articulações de conquista de novos filiados, a exemplo do que ocorreu recentemente levando para o partido, nomes importantes da política norte-rio-grandense, a exemplo da ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado.
Consta ainda do projeto governista do PMDB, a realização de pesquisas qualitativas para avaliação das reivindicações do eleitor – o que quer, o que pensa, inclusive suas decepções e frustrações.
O desenvolvimento desse projeto é uma ideia do próprio deputado Henrique Eduardo Alves. O parlamentar espera chegar na próxima eleição com um candidato que possa apresentar soluções reais para alguns dos principais problemas do Estado, hoje sobrevivendo em meio a uma sequência de crises financeiras e administrativas.

ENTENDIMENTO COM ALIADOS
A expectativa dos peemedebistas é que em dezembro o Plano de Desenvolvimento para o Rio Grande do Norte esteja pronto, oportunidade em que serão chamados os possíveis aliados para conhecê-lo, opinar e melhorar onde for recomendável. Sobre nomes do partido para disputar o Governo do Estado e alianças, serão observados os cenários, estadual e nacional, com esse último influenciando nas decisões que serão adotadas.
Esta semana, Henrique voltou a afirmar o objetivo da legenda em ter uma candidatura própria no próximo ano. Apesar de ser um dos mais cotados, tem negado qualquer chance de entrar na disputa. Até agora, demonstra interesse em ser reeleito deputado federal para tentar continuar na presidência da Câmara.
O ministro Garibaldi Alves Filho é mais um dos nomes cogitados para representar o PMDB no pleito, mas também já pediu para “esquecerem” seu nome em 2014. Outra opção seria o filho do ex-governador, o deputado Walter Alves, também reticente quanto a disputa. Nos bastidores, o comentário é que o parlamentar desejaria conquistar uma cadeira na Câmara ou buscar a reeleição para tentar a presidência da Assembleia Legislativa.
A especulação em torno de um nome do PMDB para a disputa majoritária vindoura aumentou nos últimos dias com a oficialização do rompimento da legenda com o governo Rosalba Ciarlini (DEM). O partido considera que, faltou a gestora, exatamente o que está procurando produzir neste momento, um projeto com objetivos a serem implementados no RN.TAGSPOLÍTICA

Nenhum comentário: