domingo, 29 de junho de 2014

PSB APOSTA EM " INSATISFAÇÃO " PARA IR AO SEGUNDO TURNO.




EduardoCamposMarinaDivulgacao
Da Folha – As limitações financeiras, os poucos palanques nos Estados e o pouco tempo de TV em relação aos adversários serão vencidos por uma “onda” de insatisfação no eleitorado que levará o presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) ao segundo turno. Essa é a avaliação predominante na equipe do candidato ao Palácio do Planalto. A crença na “onda”, apesar dos obstáculos para se tornar conhecido e competitivo contra a robusta máquina eleitoral do PT e do PSDB, vale-se do alto índice de eleitores –74%, segundo o Datafolha– que reivindicam “mudança”.
Parte, ainda, do histórico do candidato. Em 2006, quando se elegeu governador, entrou na disputa como traço nas sondagens eleitorais, mas conseguiu chegar ao segundo turno e virar o resultado da corrida estadual. Nos bastidores, o candidato já confidenciou que o plano de voo de sua candidatura presidencial é começar a crescer em agosto e chegar ao fim de setembro com cerca de 30% das intenções de voto. Hoje ele tem apenas 7%, o que indica que a migração de votos a partir de Marina Silva não ocorreu até agora.
Por enquanto, a aliança entre PSB e Rede tem se mostrado mais problemática do que vantajosa. Além de divergências políticas em alguns Estados, a união de Campos com Marina imobilizou o candidato junto a setores empresariais, como o agronegócio, e políticos. Para Campos, o discurso da “nova política” e contra a rivalidade entre petistas e tucanos serve ao propósito da “onda”, variável imponderável desta eleição. “Os que se revezaram no poder há mais de 20 anos estão tentando convencer o povo de que agora vão fazer diferente”, afirmou o pessebista na convenção deste sábado (28).

Nenhum comentário: