terça-feira, 15 de janeiro de 2013

VEREADOR BIBIU FALA AO BLOG DE SERRINHA DE FATO

ONFIRA NA ÍNTEGRA A ENTREVISTA COM O VEREADOR BIBIU:

01-QUANDO, COMO E PORQUE VOCÊ INGRESSOU NA VIDA POLITICA?

BIBIU- Na verdade eu comecei minha vida de luta, muito cedo, aos 16 anos de idade. Fui embora para São Paulo, e retornei após sete anos, e quando eu Cheguei aqui me envolvi com a comunidade de Serra Nova. Comecei a resolver problemas da quela comunidade, e ver que Serra Nova precisava de um representante. Em 1982  pensei em ser candidato a vereador, desistir, mas continuei minha vida politica fazendo politica na comunidade, e vendo que as pessoas estavam satisfeitas pelo trabalho, e eu achava e tinha convicção que chegando a ser vereador, eu poderia fazer muito mais pela minha comunidade e pela cidade; em 1982 eu desisti de ser candidato a vereador para apoiar um amigo meu, já dentro da politica mesmo não sendo candidato apoiei um amigo que foi Vicente de Gabriel, o qual foi eleito e fez um mandato muito bom; em 1988 eu imaginava que ninguém me tirava essa possibilidade de ser candidato mais o meu tio foi candidato a vice-prefeito prefeito e algumas pessoas não aceitavam candidato a vereador ligado ao prefeito ou ao vice-prefeito - como meu tio Severino foi candidato a vice- prefeito eu mais uma vez abri mão de ser candidato a vereador. Quando em 1992 meu tio não saiu candidato ai eu disse: essa é minha oportunidade. Me candidatei, foi eleito, acho que fiz um trabalho muito bom como vereador porque se assim eu não tivesse feito acho que eu já teria sido reprovado no teste das urnas. Foi assim que comecei a minha vida na politica, comecei primeiro conversando com as pessoas, vendo a necessidade dos bairros do meu município onde maro, lutando, melhorando, tentando. Mesmo eu não sendo vereador, mesmo sem ser nada, tentando com as autoridades para ajeitar uma estrada, ajeitar outra a depois vi que sendo vereador tinha mais possibilidade e assim ingressei na politica. Pra valer mesmo foi em 1992.

2-QUANTOS MANDATOS DE VEREADOR VOCÊ JÁ EXERCEU?

BIBIU- Eu fui eleito agora em 2012, para o sexto mandato. Fui aprovado em todos.


3- DE TODOS ESSES ANOS COMO LEGISLADOR, QUAIS PROJETOS, DE SUA AUTORIA, MERECEM MAIS DESTAQUE? POR QUE?
BIBIU-
 É o seguinte, todo pai tem orgulho de todos os filhos. A gente se orgulha de todos os filhos, a gente não separa um filho de outro, eu quero bem a todos os meus filhos é assim que eu sinto como pai dos meus projetos. Me sinto vaidoso em todos os projetos que apresentei mais acho que o mais importante foi o projeto de lei, aliais eu destacaria dois, que foi recentemente um projeto de lei o qual determina que o município insira o projeto politico pedagógico, o combate as drogas, fazendo trabalhos de conscientização quanto aos males da droga, sendo obrigado (o município) também afixar nos corredores das escolas cartazes despertando para os jovem os males que causam as drogas e o outro (projeto) foi o de combate ao bullying . Martins foi um dos primeiros municípios que primeiro se antecipou e fez o projeto de combate ao bullying escolar. Então esses foram os dois projetos que eu mais me orgulho de ser o autor. Tem muitos outros projetos que fiz. Quando  entrei pra politica entrei preparado para ser vereador, tanto é que em 1993 quando fui eleito pela primeira vez o primeiro projeto que eu fiz foi proibir que os barraqueiros colocassem as barracas ao lado na calçada da igreja; eu andava pelas ruas nas festas da padroeira de Martins e achava muito triste aquilo ali, pra entrar na igreja não podia ser pela causada ao lado do mercado de Vanderlei, tinha que ficar procurando como entrar porque colocavam as barracas em cima da calçada da igreja. Então, eu fiz o projeto proibindo, em 1993, que os barraqueiros se colocassem naquele local assim como os aparelhos de som de parques e barracas na hora da celebração da missa. Desde 1993 acho que apresento uns projetos bons. 


4-BIBIU ALGUNS BLOGS DA REGIÃO, INCLUSIVE O MARTINS EM PAUTA, NOTICIARAM QUE VOCÊ CHEGOU A PENSAR EM CANDIDATAR-SE A PREFEITO DE DESTA CIDADE PELO (PMDB) ATRAVÉS DO DEPUTADO HENRIQUE ALVES, ISSO EM 2011. O QUE O FAZ DESISTIR E INCLUSIVE MUDAR DE PARIDO(PARA O PSD)?

BIBIU-Olha, eu nunca mudei de lado, isso é muito bom e fico feliz quando publicam isso dessa forma; eu nunca mudei de lado, tenho as vezes mudado de partido por que sou forçado. Eu fui eleito em 1992 na época pelo PL( Partido Liberal), que hoje é o PR, e naquela época quando fui eleito houve o rompimento de Manoel Barreto com Marcos Fernandes, e como eu fui eleito com o apoio de Manoel Barreto, eu fiquei com o mesmo, em seguida vi que não tinha um partido que me garantisse uma permanência na oposição; o PL naquela época era uma legenda negociável, por que existiam essa legendas, naquela época. Hoje não sei. Então o que fiz,  a convite de um grande homem ( Chico de Lina), o qual sempre teve respeito e caráter, e que deixou um exemplo muito grande. Através de seu Chico de Lina e Hernandes Leite, duas pessoas que eu tinha muito respeito, eles me convidaram para ingressar no PMDB, ingressei e fiquei até o ano passado, dai quando foi no ano passado surgiu o boato que nós não irmos ter candidato a prefeito, não por que não tivéssemos nome, porque nós iriamos participar de um acordão, ai eu falei para Henrique Alves, disse que eu poderia sair candidato, foi quando falei em programas de rádios aos amigos, que se houvesse acordão o meu grupo não participaria e que eu não via ninguém do meu grupo falando desse acordão, eram boatos de pessoas que diziam que iria haver um acordo e ser chapa única em Martins. Eu não concordava. Se houvesse essa possibilidade  de ser Chapa única em Martins eu seria Candidato a prefeito, ai eu tive todo apoio do diretório Estadual para ser candidato, inclusive apoio do deputado Henrique Alves, do PMDB, se houvesse a necessidade e esse boatos fossem verdade que Martins teria chapa única, eu seria candidato( da oposição) e não deixaria ser chapa única. Não era um boato inverídico (minha possível candidatura), mas não era o que eu almejava, e o que eu queria foi o que aconteceu uma união para escolher os melhores nomes para serem lançados como candidatos da oposição e foi o que realmente aconteceu.

Me dei muito bem todo esse tempo que estive no PMDB, hoje tenho muita amizade dentro do partido, com o próprio Henrique e com varias pessoas mesmo antes de Aluízio Alves falecer sempre tive um carrinho pelo PMDB. Acontece que o PMDB a nível  Nacional e Estadual começou um namoro com DEM, esse namoro já vem de muito tempo tanto é que Garibaldi ao lado de Zé Agripino, de Rosalba,  percebi então que havia também um “flerte”, começou a ter um “flerte” de Henrique Alves com o pessoal que faz parte do governo do município que eram meu opositores eu cheguei a conversar com ele. Ele me disse que só entregaria o PMDB a outra pessoa se fosse a prefeita, pra ela assumir. Ela como prefeita se filiaria ao PMDB pra ficar como prefeita no PMDB, em outro sistema não daria o referido partido. Mas, como surgiu o PSD e eu tenho um grande amigo que se afiliou nele e que também era do PMDB, o deputado José Dias, o qual me dou muito bem, me fez o convite para somar com ele e como não havia punição nenhuma aceitei, pois na época não caracterizava infidelidade partidária (Hoje, se um candidato mudar de partido perde o mandato, mais sendo um partido criado não tem problema), então já que existia essa possibilidade aonde ele me garantiu que o PSD ficaria na minha mão, mais tinha gente com bem mais poder politico em Martins, com mais influencia que foi atrás e ele não deu. Segurou e me deu, um simples vereador, ai resolvi sair do PMDB já que existia esse frete através do deputado Gustavo Fernandes em quem eles votaram. Gustavo Fernandes, por sua vez, ficou fazendo essa ponte entre Maria José e Henrique. Eu fui ficando de fora, tentando fazer o melhor vi que “para o bem de todos e felicidade da nação” procurei o partido PSD e estou feliz e graças a Deus deu tudo certo.


5-VOCÊ SE CONSIDERA UM VEREADOR POLÊMICO?POR QUÊ?

 BIBIU- Questionador. O questionamento deve fazer parte da vida de todo politico, inclusive de todo cidadão, um vereador que não questiona, tenho a impressão que ele mostra um despreparo, eu não posso fazer critica de tudo que acontece, mais  tenho muitas vezes que me questionar para ver se estou certo, se estou agindo corretamente e esse questionamento passo a fazer dele a minha bandeira na politica; eu passo a me questionar: Será que a atitude feita pelo deputado, pelo prefeito o pela prefeita, Pelo presidente, pelo poder legislativo está correta? Então eu não me acho polemico, me acho questionador, e acho que todos deveriam ser questionadores.


6-COMO VOCÊ ACHA QUE A POPULAÇÃO MARTINENSE RECEBEU O RESULTADO DA VOTAÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA NO ULTIMO DIA 1º?

BIBIU- Na realidade, não tive a oportunidade de conversar com aquelas pessoas que são meus amigos e que são formadores de opinião, não tive essa oportunidade de conversar com todos eles, mas algumas pessoas questionam por que  votar em Fulgêncio? Veja bem, nós da oposição chegamos ao um consenso, com todos quatro vereadores  reunidos chegamos ao seguinte: o que é feito de errado fora da Câmara não competem a nós julgar, ou punir alguém por isso, cabe a justiça, não mim. Questionam muito o fato do presidente  ter sido eleito. Algumas pessoas, até do grupo deles mesmo questionam isso. Por que vocês votaram  em Fulgêncio?  Veja bem, a justiça não proibiu de Fugencio ser candidato, deu o direito dele ser candidato, e o povo o elegeu. Se o cara pôde ser candidato, a justiça dá o direito e o povo o elege como segundo vereador mais votado. Quem sou eu para questiona alguma coisa? 


7-AGORA QUE AS ELEIÇÕES PASSARAM E OS VENCEDORES FORAM EMPOSSADOS, O GRUPO OPOSICIONISTA PRETENDE PERMANECER FIEL À HAROLDO TEIXEIRA OU CADA UM VAI SEGUIR SEU RUMO?

BIBIU- Na verdade todo politico é a nível de câmara ou que ocupe secretaria ele deve ser orientado, deve ter alguém para orienta-lo. Depois dessa eleição nós não sentamos para conversar com Haroldo nem com João(o vice), tem conversado apenas por telefone, temos pedido algumas opiniões como por exemplo na eleição da mesa diretória nós ouvimos Haroldo e   João. Agora precisamos nos reunir pra ver quais são as pretensões deles, é logico que nós somos da oposição mais vou tentar buscar entendimento entre os quatros vereadores, mas só vou poder  garantir uma posição do PSD. Eu não posso falar aqui por Junior , meu amigo, pessoa excelente; acredito que vai ser um grande vereador mais eu não posso falar por ele, não sei como é que vai atuar. Da mesma forma, Cabecinha, ele já foi vereador, eu já conheço o trabalho dele, é uma pessoa extremamente esforçada; ele tem uma veia de oposição mesmo mais nós não sentamos ainda a não ser pra decidir, como eu já falei, o problema da mesa diretória. Eu sei da minha pessoa e de Erasmo, nós vamos continuar sendo oposição. Vamos continuar na oposição mais não fechamos a porta para o dialogo com ninguém, que fique claro que, não estou dizendo que está aberto o dialogo daquela forma “toma lá da cá” não. O PSD em Martins é oposição mais é uma oposição que conversa, não é uma oposição radical. O radicalismo deve ser banido da politica. O radicalismo não leva a nada a ninguém. Acho que o radicalismo atrapalha a administração, por isso, tenho tentado conversar com Erasmo e ele é um parceiro muito bom de conversa e eu vou tentar, eu  não sei quem vai ser o líder da oposição mais a gente vai tentar eleger um líder e vamos sempre ouvir essa liderança que for escolhida pra que possamos manter, mesmo sendo oposição, dentro do possível um dialogo com a situação pra facilitar e melhorar aquilo que é bom pra o povo e para que a situação possa escutar a oposição e também aquilo que não for benéfico para o povo que seja excluído da intenção errada se caso o governo tiver uma intenção dessa maneira. Agora, se for só pra nós ouvirmos o governo e o governo não ouvir a oposição, ai eu não posso dizer como vai ser,  mais a gente vai tentar ser ouvido e a vai tentar ouvir também. 


8-O QUE VOCÊ  ESPERA DA NOVA GESTÃO QUE ORA SE INICIA?

BIBIU- Falar da administração de hoje é o seguinte, quero dizer que desejo toda sorte do mundo para Olga, a prefeita, ao governo atual com toda sua equipe. Que ela tenha a inteligência pra formar  as equipes de governo  para que coloque pessoas capacitadas. Pelo que eles disseram, pegam a prefeitura muito bem arrumada, é o que escuto. Uma prefeitura sem divida, enxuta, sem problemas. Então, espero que esse novo governo possa realmente atender aos anseios da população. Temos muitas coisas pra ser feitas principalmente na área da saúde; Martins sofre muito com esse problema, sei que é um problema nacional mais quero dizer que sou do tipo de politico que acredita que o município tem que fazer sua parte, se nós não cuidamos dos nossos doentes vamos encher os hospitais lá fora e vai virar o caos que ai estar. Cada município precisa cuidar dos seus doentes, se o dinheiro que vem é pouco, então vamos  atrás de mais, pois tem muito dinheiro. Tem. Que os políticos estão roubando. É mensalão pra aqui, mensalão pra lá.  Espero que aqui em Martins o governo faça uma boa administração na assistência social e na área da saúde eu gastaria muito de ver dizer:  “não vou manda pra Mossoró, pra Natal...”.  Vamos tentar contratar profissionais para resolver o problema aqui e dar condição de trabalho, essa é a minha visão e espero que os políticos de Martins tenham essa visão;  gerar trabalho gerar emprego e gerar o bem estar e o conforto  do doente. Uma pessoa com a perna quebrada, uma  pequena cirurgia, tem que leva para Pau Dos Ferros, para Mossoró... Uma mulher precisa dar luz tem que levar para Alexandria ou pra Pau Dos Ferros. Nós estamos lotando os hospitais lá  de fora, estamos ajudando a contribuir com o que estamos vendo na televisão. Vamos fazer a liçãozinha de casa, vamos cuidar dos nossos doentes e se cada município fizesse isso, cuidasse dos doentes  Natal, Mossoró  e as outras capitais do Brasil não estavam na situação  que estão.  Agora isso não é só um problema de Martins não, é um problema nacional. Falta visão politica de quem administra o município, você é Brasileira antes, você é Martinense. Você precisa ser atendida aqui, na base, se for um problema que não dar certo ai vai procurar outros recursos em outras capitais, mais se nós fizermos o dever de casa vamos melhorar a saúde do povo de Martins  e melhorar os hospitais lá de fora.


9-COMO VOCÊ VÊ A CIDADE DE MARTINS HOJE, ADMINISTRATIVAMENTE FALANDO?

BIBIU- A administração passada é como a própria palavra diz: é passada, não deixou saudades à ninguém de Martins. 



10-QUE MENSAGEM VOCÊ DEIXA AO POVO MARTINENSE OU À SEU ELEITORADO?

BIBIU- A mensagem que eu deixaria para o povo de Martins, é que continue acreditando e que saiba que somos brasileiros e que vivemos num pais democrático onde temos o direito e todos os deveres. Deveres estes, os quais sei que  povo cumpre e basta que eles sejam conscientes de que eles também tem os direitos. Desejo que eles vão buscar esses direitos, façam valer os direitos deles,  acreditem por mais pobre que eles sejam eles fiquem sabendo que nós, governo (a câmara é parte do governo mesmo eu sendo da oposição eu sou parte de um poder que faz parte do governo, um governo é eleito para todos) a população fique tranquila, consciente que tem dever mais também  tem  direito e quando encontrar algum problema de ordem que é precisar  reivindicar o seu direito vá na justiça, que lá batalhe, que não fique em casa.

 A gente da oposição também deixa esse recado para o povo de Martins, nós ficamos muito felizes com o resultado das eleições. Nós não enfrentamos nem um candidato comum, enfrentamos forças estranhas que é melhor não falar e, essas forças estranhas fizeram com que nós perdêssemos as eleições, mas nós saímos fortalecidos. 133 votos diante dos acontecimentos do período da eleições nos últimos três dias nos deixou fortalecidos, podem ter certeza que a oposição vai trabalhar com dignidade, com respeito a todo mundo para que um dia a gente possa ser governo para poder faz pelo povo 


11- DEFINA BIBIU EM UMA SÓ FRASE.

BIBIU- Um cara sem maldade. Talvez nunca tenha sido o vereador mais votado,  por causa disso não tenho malícia, tenho um coração bastante sensível aos problemas, não vejo maldade nos outros. Me dôo e faço para as pessoas, sem maldade. 
stante sensível aos problemas, não vejo maldade nos outros. Me dôo e faço para as pessoas, sem maldade. 

Nenhum comentário: