segunda-feira, 29 de abril de 2013

PARA GILMAR,QUEM INVADE PODERES É O EXECUTIVO


 O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou ontem que não é o Poder Judiciário que tenta usurpar competências do Congresso, como reclamou o presidente do Senado, Renan Calheiros, e sim o Executivo, que ameaça a funcionalidade do Legislativo, por conta de uma relação “complexa” entre os dois poderes. Gilmar criticou o excesso de medidas provisórias editadas pelo governo e disse que o Congresso tem muitas dificuldades para tomar decisões.
- O Judiciário tem estimulado o Congresso a tomar decisões. Hoje, o Congresso tem um problema consigo mesmo. A sua funcionalidade, muitas vezes, é ameaçada porque há uma relação de muita dificuldade com o Executivo, com o excesso de medidas provisórias. Há pouca capacidade de legislar autonomamente, mas isso não decorre de nenhum conflito com o Judiciário – afirmou o ministro, após participar da defesa de uma tese na Faculdade de Direito da USP.
Para Gilmar, já houve embates mais emocionantes entre o STF e o Congresso do que o que ocorre agora por conta da PEC que reduz o poder do Supremo e da liminar que concedeu suspendendo a tramitação do projeto que impõe barreiras à criação de novos partidos:
- Já teve emoções mais fortes, hoje é uma relação absolutamente civilizada. Mas é preciso que não tramitem propostas como esta que está na Câmara. Crise não existe.
Na opinião do ministro, existem apenas tensões normais ao processo democrático que, segundo ele, podem ser solucionadas de maneira natural.
Gilmar voltou a criticar a PEC aprovada na CCJ que submete decisões do STF ao Congresso e a chamou de “tenebrosa” e “absurda”. Para o ministro, foi a PEC que motivou a confusão entre Congresso e Supremo, e não a sua liminar. Ele elogiou a decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de retardar o andamento da PEC.
- É de se esperar que isso (a PEC) seja largamente corrigido. Se não, o Supremo vai corrigi-la.O GLOBO.

Nenhum comentário: