quarta-feira, 3 de julho de 2013

TRIBUNAL DE JUSTIÇA E POLÍCIA MILITAR CELEBRAM CONVÊNIO PARA SEGURANÇA NAS COMARCAS DO INTERIOR



O Tribunal de Justiça e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte assinaram um convênio na tarde de hoje (2) para suplementação do policiamento ostensivo nas comarcas do interior. Por meio do pagamento de diárias operacionais, policiais militares de folga poderão atuar na segurança dos prédios do Judiciário potiguar, presente no estado por meio de 65 comarcas.
O convênio, com duração de seis meses, foi celebrado entre o presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, e o comandante da PM, coronel Francisco Araújo Silva, na presença de coronéis integrantes do Estado Maior da Polícia Militar, do juiz auxiliar da Presidência, Fábio Filgueira, e do secretário geral do TJRN Wlademir Capistrano.
Durante o período, o TJRN repassará à PM verba para o pagamento das diárias operacionais, além da aquisição de equipamentos, como armamento, munição e coletes.
Não há um número determinado de quantos policiais militares atuarão nesse serviço, uma vez que a demanda será atendida de acordo com a disponibilidade e interesse desses policiais. A medida é consequência da devolução pelo TJRN de 35 PMs da reserva que atuavam na Guarda Patrimonial do Estado, cuja extinção foi recomendada pelo Ministério Público Estadual.
O presidente Aderson Silvino destacou que o TJRN vem trabalhando para dinamizar e operacionalizar sua segurança. Uma das mudanças feitas pela gestão foi a transformação de um Gabinete Militar em um Gabinete de Segurança Institucional, com atuação ampliada. Ele elogiou a abnegação do trabalho dos policiais e parabenizou a instituição militar. O desembargador também apontou que a prestação de serviço de qualidade é a meta da sua gestão. “A população se conscientizou e exige resultados. O povo quer mudanças, quer serviços de qualidade e isso tem que acontecer”, declarou.
O coronel Araújo Silva expressou, em nome da Polícia Militar do RN, a sua alegria e honra pela assinatura do documento. O comandante da PM afirmou que destacará, durante encontro com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo marcado para a próxima segunda-feira, a parceria. “Esse convênio é uma distinção do Poder Judiciário do RN. Somos a primeira PM no país a celebrar um convênio com o Judiciário e somos muito gratos por essa oportunidade”.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, viajou para Boa Vista (RO), onde participa a partir de amanhã, do 95º Encontro do Colégio Permanente de Presidente dos Tribunais de Justiça do Brasil.
A “Proteção aos Direitos da Mulher”. é um dos temas da abertura do evento e terá como palestrante, a representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves.
Durante o encontro os presidentes terão espaço para debater assuntos internos.

A deputada de oposição Márcia Maia (PSB) espera que a governadora Rosalba Ciarlini sancione o projeto de sua autoria, que foi aprovado na última sessão da Assembleia Legislativa, antes do recesso.
O PL de Márcia funcionará como mais um mecanismo para no combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Norte. Caso seja sancionado, todos os estabelecimentos públicos terão que dispor de cópia, em caráter integral, da Lei Maria da Penha, para consulta pela população.
A iniciativa tem como objetivo principal estimular as denúncias, esclarecer dúvidas da população e garantir o cumprimento da legislação federal.
“Precisamos estimular não apenas as denúncias, mas a melhoria da estrutura da rede de proteção à mulher e também ações educativas como as que têm sido promovidas através do nosso mandato com a distribuição de material educativo e discussões mais aprofundadas sobre o tema”, disse Márcia, que aposta na sensibilidade feminina da governadora para sancionar o projeto aprovado
Da assessoria do presidente da Câmara, Henrique Alves:

O deputado Henrique Eduardo Alves ordenou ao seu gabinete parlamentar que fizesse o imediato recolhimento aos cofres públicos dos valores correspondentes às passagens Natal-Rio-Natal, relativos à carona oferecida em avião da FAB, por disponibilidade de assentos, a familiares, dias 28 e 30 de junho.
O deputado Henrique Eduardo Alves esteve no Rio de Janeiro cumprindo agenda previamente acertada com o prefeito da cidade, Eduardo Paes. No sábado, 29, os dois participaram de uma reunião almoço, na residência oficial, na Gávea Pequena.
O presidente reconhece que a concessão da carona foi um equívoco e que, por dever, imediatamente, o corrige.

O deputado Henrique Alves está mais uma vez no foco do repórter da Folha de S. Paulo, Leandro Cólon.
Depois de uma temporada em Natal, na época da campanha de Henrique para presidência da Câmara, e de várias reportagens no jornal, inclusive denunciando empresa ‘guardada’ pelo que ficou conhecido como o ‘Bode Galeguinho’, o jornalista assina hoje, na Folha, reportagem mostrando que o presidente do Parlamento usou um avião do governo para levar parentes e amigos ao Rio de Janeiro, onde assistiram à final da Copa das Confederações.
O assunto foi repercutido em sites nacionais e no twitter.FONTE:THAÍSA GALVÃO

Nenhum comentário: