quinta-feira, 17 de março de 2016

LULA ASSINOU TERMO ANTES PORQUE PODERIA SE AUSENTAR DA POSSE



O Palácio do Planalto negou que a assinatura do termo de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil tenha sido antecipada para garantir a ele foro privilegiado de modo imediato. Por meio de nota à imprensa, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) torna público o termo e explica alguns trechos do telefonema entre a presidenta Dilma Rousseff e Lula, ocorrido no dia de hoje (17). O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, divulgou nesta tarde o teor desta e de outras conversas do ex-presidente, que teve suas ligações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal. Às 13h32, Dilma ligou a Lula para avisá-lo que um funcionário do Planalto estava levando até ele o documento com o termo de posse, para ser utilizado “em caso de necessidade”.
Conforme as interceptações, a presidenta diz ao novo ministro da Casa Civil: “eu tô mandando o “bessias” junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!”. De acordo com a Secom, Lula poderia não comparecer na cerimônia de posse marcada para esta quinta-feira (17). Por este motivo, explicou, o termo de posse foi enviado para que Lula assinasse e fosse devolvido à Casa Civil. O Planalto, no comunicado, esclarece então que a expressão “pra gente ter ele”, utilizada por Dilma, se refere à necessidade que havia de o governo possuir o documento caso Lula não comparecesse à posse. Informa ainda que o trecho “só usa em caso de necessidade” faz referência à possibilidade de “o governo usar” o termo de posse.



CUNHA MARCA PARA ESTA QUINTA- FEIRA ELEIÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DO IMPEACHMENT



cunha_IP
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou para hoje (17) a eleição da comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A decisão foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir o julgamento dos embargos e depois da reunião que Cunha teve com os líderes partidários para deliberar sobre o rito de tramitação do processo.
Cunha convocou sessão extraordinária da Câmara para esta quinta-feira, às 10h, e deu prazo aos líderes partidários até 12h para indicar os nomes dos parlamentares para a comissão especial. A eleição será iniciada logo após atingir o quorum de 257 deputados no plenário. Segundo Eduardo Cunha, a eleição do presidente e do relator da comissão será realizada amanhã mesmo. “Será eleita a comissão especial, instalada e eleitos o presidente e relator”, disse ele.



MPF EM CURITIBA PREPARAVA PEDIDO DE PRISÃO DE LULA



O Ministério Público Federal em Curitiba preparava a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula a Silva e pediria sua prisão preventiva. Ambos os pedidos estavam sendo ultimados para ser apresentados ao juiz Sergio Moro nesta quinta-feira — antes da primeira previsão de posse de Lula na Casa Civil, que deveria ser na próxima terça-feira.
Segundo a coluna Radar, a fundamentação do pedido de preventiva seriam as tentativas de obstrução da Justiça evidenciadas pelos grampos com autorização judicial — os anteriores à conversa com Lula, que só foi flagrada na reta final da interceptação telefônica. Assim como fora informado previamente de que haveria mandado de busca e apreensão em sua casa e nas dos filhos e assessores, Lula foi informado previamente da movimentação da força-tarefa.



MARINA: " VAMOS TER A FIGURA DE DUAS PESSOAS COMO SE TIVÉSSEMOS DOIS PRESIDENTES DA REPÚBLICA"



marina_redeA ex-senadora Marina Silva saiu da muda e fez, ontem, o seu protesto contra a nomeação de Lula para a Casa Civil. “Vamos ter a figura de duas pessoas como se tivéssemos dois presidentes da República. A crise no País é muito grave e requer serenidade para resolver. Buscar paliativos para resolver só agrava a situação”, disse, ressaltando que existem indícios de que o dinheiro da corrupção foi usado para a chapa Dilma/Temer nas eleições presidenciais de 2014 e o Governo Dilma fica buscando sobrevida para encontrar uma saída. “Mas a Operação Lava Jato vai demovendo essas (tentativas de) saídas”, afirmou.



MANIFESTANTES  PROTESTARAM CONTRA LULA EM FRENTE AO PALÁCIO DO PLANALTO



Um grupo de manifestantes contrários à nomeação do ex-presidente Lula como chefe da Casa Civil promoveu, ontem, um protesto em frente ao Palácio do Planalto. Os manifestantes fecharam o Eixo Monumental, próximo à Praça dos Três Poderes, no sentido rodoviária do Plano Piloto. Motoristas passavam pelo local fazendo “buzinaço” diante da faixa “lula na cadeia. Buzine!”.



" ARMAÇÃO"  DE DILMA PODE LHE CUSTAR O MANDATO



Deu no Cláudio Humberto:
claudio humberto novo
A Constituição prevê a perda de mandato de presidente da República que atue para impedir o livre exercício de outro poder. A “armação” de Dilma com Lula para nomeá-lo ministro, com o intuito impedir qualquer ação da operação Lava Jato, configura-se quando Dilma avisa que um portador levará até ele um “termo de posse”, de uma posse ainda não realizada, para ser usado como um “salvo conduto”. Tudo para impedir o cumprimento de eventuais mandados judiciais contra o ex-presidente.



LULA SABIA QUE ESTAVA SENDO INTERCEPTADO



lula-celular
O juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No despacho em que libera as gravações, Moro afirma que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”.
Moro afirma, ainda, que alguns diálogos sugerem que Lula já sabia das buscas feitas pela 24ª fase da Operação Lava Jato no início do mês. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta (16) com a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil.FONTE:ROBSON PIRES

Nenhum comentário: