terça-feira, 17 de outubro de 2017

PESQUISA CERTUS: CARLOS EDUARDO É O MAIS PREPARADO PARA O GOVERNO COM (33,83%)


Dos entrevistados pelo Certus também responderam a questão (estimulada), sobre quem eles “consideram mais preparado para ser o governador do RN”.

Os resultados, entre os quatro nomes mais citados, foram:

Carlos Eduardo (33,83%).
Fátima Bezerra (19,97%).
Robinson Faria (4,29%).
Cláudio Santos (2,15%).

As respostas para as opções “nenhum” e/ou “não sabe” somaram 39,54%.

O Certus também fez simulações para a possibilidade de segundo turno e, em um primeiro turno, sem a provável candidatura do desembargador Cláudio Santos. Em uma disputa de primeiro turno entre o prefeito de Natal, o governador tentando a reeleição e a senadora petista, a vantagem seria de Carlos Eduardo (28,71%), com Fátima Bezerra em segundo (19,97%) e Robinson Faria em terceiro (3,63%). Neste cenário, permanece alta a percentagem de quem disse que não votaria em nenhum (45,05%), mas cai os que disseram “não saber” (1,98%).

Na possibilidade de segundo turno, o prefeito Carlos Eduardo mantém uma margem menor de vantagem sobre Fátima Bezerra (30,86% dele contra 23,10% dela) e bem maior sobre Robinson Faria (39,27% para o prefeito, contra 5,28% do governador).

Em ambos os cenários, também são altas as percentagens que responderam não votar “em nenhum”: 43,73% na disputa entre o prefeito e a senadora; 52,81% na disputa entre o prefeito e o governador.

Da Tribuna do Norte


Outra hipótese, levantada por ele, é de quem o eleitor espera por “novos nomes, que possam suscitar confiança”. Os percentuais de quem afirma que não votará em ninguém ou que ainda não sabe que candidato eleger são ainda maiores na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado para a escolha do entrevistado.

Neste caso, 40,26% afirma que não votará em “nenhum” e 53,30% que “não sabe” em quem votar. Entretanto, o prefeito de Natal mantém a liderança, com 2,64% das citações, seguido pela senadora Fátima Bezerra (1,49%) e pelo governador Robinson Faria (1,32%).

Indagados quanto à rejeição aos nomes que aparecem como prováveis candidatos, a maioria dos entrevistados se dividiu entre os que “rejeitam todos” (29,54%) e os que “rejeitam Robinson Faria” (29,04%).

O segundo percentual de rejeição individual é da senadora Fátima Bezerra (12,87%), seguida pelo prefeito Carlos Eduardo (4,95%) e pelo desembargador Cláudio Santos (4,79%). Entre os entrevistados, 11,88% disseram “não rejeitar nenhum” dos nomes citados.

PESQUISA CERTUS: CARLOS LIDERA PESQUISA PARA GOVERNADOR DO RN


A um ano das eleições para governador (o primeiro turno será no dia 07 de outubro de 2018), a maioria dos natalenses (52,80%) ainda não se definiu por um candidato e diz que não votará em ninguém.

Mas, dos quatro nomes mais citados na mídia ou que, segundo o presidente do Certus, Mardone França, “de alguma forma já manifestaram interesse” na disputa pelo governo, a liderança entre os eleitores com votos já definidos é do prefeito de Natal.

Carlos Eduardo, com 22,77%

Fátima Bezerra, com 17,66%

Robinson Faria (PSD), com 3,14%

Cláudio Santos (sem partido), com 2,97%.


PARAIBANOS ANTECIPAM VOTO PELO AFASTAMENTO DE AÉCIO


Os senadores paraibanos Lindberg Farias (PT-RJ) e Fátima Bezerra (PT-RN) anteciparam voto pelo afastamento do senador Aécio Neves do Senado. De acordo com levantamento feito pelo Portal G1, Fátima Bezerra e Lindberg Farias aparecem entre os senadores que votarão favoráveis as medidas cautelares impostas ao tucano pela Primeira Turma do STF.

Natural de João Pessoa, Lindbergh Farias compõe a bancada do Rio de Janeiro no Senado. Já Fátima Bezerra, que nasceu em Nova Palmeira, no Seridó paraibano, foi eleita pelo Rio Grande do Norte.
Bancada paraibana

Da bancada paraibana, apenas o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), vice-presidente do Senado, antecipou voto e disse que seu posicionamento será  contra o afastamento de Aécio.

Já Raimundo Lira (PMDB) e José Maranhão (PMDB) aparecem entre os indecisos e que não quiseram ainda se posicionar sobre a votação.BLOG: RANIELLE  GOMES

Nenhum comentário: