quarta-feira, 31 de julho de 2013

Em entrevista à Band, George Soares fala sobre ações do mandato e acontecimentos políticos

george band
O deputado estadual George Soares (PR) foi o convidado especial do Programa Boa Tarde Cidadão, apresentado ao vivo na tarde de hoje, pela Band Natal. Entrevistado pelo jornalista Robson Carvalho, o parlamentar falou sobre seu mandato em prol do Vale do Açu e das regiões em que tem atuação na Assembleia Legislativa.
George Soares, que foi votado em 137 municípios e obteve aproximadamente 37 mil votos, falou sobre a promulgação da Lei de sua autoria, que incluiu Maxaranguape na Região Metropolitana de Natal. Ele também falou sobre o Projeto Baixo Açu e sobre a ZPE do Sertão. “Ao conquistarmos uma cadeira na Assembleia Legislativa, pudemos reacender pleitos que estavam adormecidos, e que através de uma permanência, se tornaram lutas do nosso mandato”, declarou.
Sobre política o deputado foi questionado sobre a crise financeira enfrentada pelo Estado. “Como contador, deputado e cidadão acho que chegou a hora do Governo dizer o motivo da crise e encontrar uma solução para tanta noticia ruim”. Com relação ao Partido da República, George Soares foi indagado sobre a possível saída de dois filiados, que tem cadeiras na Assembleia. “João Maia é o meu líder, amigo e parceiro nas eleições, uma dobradinha vitoriosa”.


Secretário de Planejamento diz que a crise atinge estados e municípios

obery entrevista
Em função da gravidade do quadro econômico nacional com expectativas de quedas nas projeções de Produto Interno Bruto (PIB) para o exercício de 2013, o Rio Grande do Norte, assim como os demais estados e municípios brasileiros, enfrenta crise financeira.
Para detalhar os motivos que obrigaram o Governo do Estado a adotar um conjunto de medidas de redução de gastos, o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, fez uma breve exposição sobre a crise porque passam o país, os estados e os municípios e analisou os cortes que atingiram o orçamento dos três Poderes, TCE  Ministério Público.
Segundo Obery, os cortes promovidos não foram surpresa para nenhum dos Poderes, “até porque a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu, individualmente, com o deputado Ricardo Motta, com o desembargador Aderson Silvino, com o Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis, com o presidente do TCE, Paulo Roberto. Também várias reuniões com equipes técnicas de todos os órgãos e poderes analisando a situação financeira do Estado”.
O secretário de Planejamento disse que o Rio Grande do Norte vem enfrentando, desde o ano passado, uma situação de frustração de receita na ordem de 5,3%. Isso, segundo Obery Rodrigues, obrigou o Governo do Estado a adotar, de acordo com as previsões legais da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias, “um conjunto de medidas com vistas a adequar a programação financeira ao quadro concreto de frustração de receitas do Estado, principalmente, das duas principais fontes que compõem a receita do Tesouro do Estado, o ICMS e o FPE”.

Tags:

Em maio, o Governo Federal publicou um decreto reduzindo a expectativa do Fundo de Participação dos Estados

De acordo com o secretário de Planejamento, as projeções orçamentárias são feitas de acordo com informações passadas pela Secretaria do Tesouro Nacional. “Fizemos o planejamento com relação ao Fundo de Participação dos Estados (FPE), aplicando o índice do Rio Grande do Norte, que era de 4,17%, alcançando o valor de R$ 3,88 bilhões. Porém, a receita orçada com base nas informações da Secretaria do Tesouro Nacional não se realizou neste primeiro semestre”, pontua o titular do Planejamento.
Em maio, o Governo Federal publicou um decreto reduzindo a expectativa do FPE em 8,1%, o que dificultou o planejamento feito. Na última semana, foi publicado outro decreto de reprogramação financeira por parte do Governo Federal, reduzindo ainda mais a transferência do FPE, agora em 12%.
Com a situação de crise que alcança todos os estados da Federação, o RN foi obrigado, em função da frustração de receita, a adotar medidas de readequação do orçamento. Entre as principais medidas adotadas estão a contenção de despesas com pessoal, suspensão da concessão de gratificações, revisão de todos os contratos de locação de veículos, proibição da contratação de cargos comissionados, controle nos gastos com diárias e passagens aéreas. Além disso, todos os órgãos estão levantando, individualmente, as reduções que podem ser feitas de acordo com as especificidades de cada um.

Tags:

Nenhum comentário: