segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PT NO RN GARANTE PARTIDO NA MAJORITÁRIA, MESMO SEM DEFINIÇÃO DE ALIANÇA



O Partido dos Trabalhadores vai compor uma das chapas de oposição ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Quem afirma é o presidente do Diretório do partido no Rio Grande do Norte, Eraldo Paiva. Em contato com o portalnoar.com, o dirigente político deixou claro que, apesar dessa meta para as eleições do próximo ano, ainda não há definições sobre com quem será a aliança política.
Fátima é a "favorita" para disputara majoritária, concorrendo ao Senado Federal
Fátima é a “favorita” para disputara majoritária, concorrendo ao Senado Federal
Não é para menos. A situação do PT no Rio Grande do Norte não está nada fácil, sobretudo, depois da “recomendação” de verticalização feita pela Executiva Nacional na reunião ocorrida na última segunda-feira. “O PT está discutindo as alianças respeitando a verticalização, para reforçar o palanque da presidente Dilma Rousseff”, ressaltou Eraldo Paiva, acrescentando que essa medida tem como objetivo “não fortalecer o palanque de adversários da chapa nacional”.
Isso porque no próximo ano, a expectativa é que o PT tenha uma disputa pela Presidência da República “mais apertada”. Além de DEM e PSDB, que deverão lançar Aecio Neves, o Partido dos Trabalhadores também concorrerão contra o ex-aliado PSB, que apostará no nome de Eduardo Campos, governador de Pernambuco.
Apesar da “lógica” do posicionamento petista diante dessa situação nacional, o fato é que a verticalização dificulta, e muito, a afirmação de aliança no Rio Grande do Norte. Afinal, o partido fica proibido de se aliar com o PSB, da aliada Wilma de Faria, e também com o PMDB, se este continuar discutindo aliança com o DEM. E são pessebistas e peemedebistas que, no momento, estão atraindo, praticamente, todos os demais partidos de oposição estadual.
Mineiro concorreria a deputado federal no lugar de Fátima. Se tiver espaço, iria para o Governo ou vic
Mineiro concorreria a federal no lugar de Fátima. Se tiver espaço, iria para o Governo ou vic
Diante disso, Eraldo Paiva evitou citar nome de potenciais aliados – assim como também negou possíveis vetos. Exemplificou que tem casos, por exemplo, que o PSB pode se aliar ao PT se os pessebistas se recusarem a apoiar Eduardo Campos. A aliança também seria possível se o PSB não estivesse na chapa majoritária, lugar onde o PT quer estar no próximo ano.
“O PT vai buscar seu caminho aqui no Rio Grande do Norte. Estamos conversando com os partidos e vamos continuar fazendo isso. Não vamos conversar é com o DEM, isso está descartado. O que sabemos é que vamos disputar a eleição majoritária. Se o povo permitir, nós vamos”, ressaltou Eraldo Paiva.
Essa chapa majoritária teria a participação de dois populares nomes petistas: o da deputada federal Fátima Bezerra, na disputa pelo Senado, e do deputado estadual Fernando Mineiro, concorrendo a governador, vice ou, em último caso, a deputado federal, indo na vaga deixada por Fátima. Há relatos, inclusive, de que essas duas possibilidades teriam sido levadas a Executiva nacional do partido, na reunião da última segunda-feira. Isso, porém, Eraldo Paiva não confirmou.TAGS:PT

Nenhum comentário: