terça-feira, 12 de maio de 2015

SENADORA FÁTIMA BEZERRA QUE SABER QUANTO CUSTA OFERECER EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE



fatima-bezerraQuanto custa por aluno para o Brasil conseguir oferecer a sua população uma educação pública de qualidade? Esse é o assunto da segunda de três audiências públicas que estão sendo realizadas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, a pedido da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a fim de debater alternativas para o financiamento da educação básica no Brasil, marcada para as 10h30 desta quarta-feira (13).
A Lei 13.005, de 2014, que instituiu o PNE, estipula o prazo de dois anos de sua vigência, até julho de 2016, portanto, para implantação do Custo Aluno-Qualidade Inicial. Esse conceito, criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação – rede formada por mais de 200 entidades da sociedade civil, em 2007 – está pautado nos padrões mínimos para se atingir uma educação de qualidade. “A intenção do CAQ é medir o gasto, por estudante, para garantir que cada criança deste país tenha acesso ao conhecimento necessário para fazer dela um verdadeiro cidadão, bem informado e ciente de seus direitos e deveres”, destacou a senadora.
Assim, o cálculo para se chegar ao gasto por aluno, em cada nível de ensino, deve incluir salas com número ideal de estudantes, equipamentos adequados, como computadores e material didático, boa infraestrutura, que inclui laboratórios, bibliotecas e quadras esportivas, por exemplo, além de professores bem remunerados e capacitados.



GABINETE CIVIL ABRE DIÁLOGO COM SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA



gabinete civilCom o intuito de abrir diálogo e buscar soluções para as reivindicações dos representantes do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Tatiana Mendes Cunha, Secretária-Chefe do Gabinete Civil, Gustavo Nogueira, Secretário de Planejamento e Finanças, Mairton França, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Haroldo Abuana, Secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Orlando Gadelha, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jader Torres, Secretário de Infra-Estrutura, e Julianne Faria, Secretária de Trabalho e Ação Social, reuniram-se nesta segunda-feira (11).
Durante a reunião, os servidores apresentaram extensa pauta de reivindicações, como a definição de data-base para negociação anual, reposição salarial, nomeação de servidores concursados e realização de concurso público em diversos órgãos, melhores condições de trabalho e um debate sobre o uso dos recursos do Fundo Previdenciário. O titular da Secretaria do Estado de Planejamento e Finanças (Seplan), Gustavo Nogueira, chamou atenção para a situação econômica que atravessam o Brasil e o Rio Grande do Norte. Para a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, é o momento de pensar num novo modelo de diálogo.

ROBINSON FARIA SERÁ UM DOS PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO MOTORES DO DESENVOLVIMENTO



robinsonfariaO governador Robinson Faria garantiu presença no Seminário Motores do Desenvolvimento, que ocorrerá no próximo dia 8 de junho, no Versailles Cidade Jardim, cujo tema será “Perspectivas para o Turismo Brasileiro”. Sua exposição será sobre as potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte e os investimentos do Governo do Estado nessa área. O primeiro Seminário desse ano contará com autoridades na área do Turismo.
O convite foi feito pelos presidentes da Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz; e Fiern, Amaro Sales; a chefe de Gabinete da Reitoria da UFRN (instituição parceira do evento), Célia Maria Ribeiro e o diretor Administrativo e de Operações do jornal Tribuna do Norte, Ricardo Alves. Durante a conversa Robinson Faria falou sobre as conquistas que seu Governo já alcançou com medidas como a redução do ICMS do querosene de aviação e a vinda de voos nacionais e internacionais.


ACORDO ENTRE GOVERNO DO RN E SINPOL  SUSPENDE PROCESSO DA GREVE DE 2013



governo sinpolO Governo do Rio Grande do Norte e o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol) chegaram a um acordo sobre a suspensão do processo contra o Sindicato referente à decisão judicial de 2013, que cortou o ponto dos servidores que aderiram ao movimento grevista. O entendimento ocorreu na reunião, no início da tarde desta segunda-feira (11), entre o governador Robinson Faria, o procurador-Geral do Estado, José Wilkie, o consultor-Geral do Estado, Eduardo Nobre, a senadora Fátima Bezerra, a secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, o delegado Geral da Polícia Civil, Stênio Pimentel e o Diretor-Geral do ITEP, Odair de Souza, e representantes do Sinpol.
A contrapartida do Sindicato será apresentar um cronograma de cumprimento das horas de serviço a serem prestadas pelos cerca de 700 servidores que sofreram suspensão salarial na época. Dessa forma, os salários cortados, serão pagos obedecendo ao calendário apresentado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan). Outros pontos da pauta tratados foram as promoções e mudanças de níveis dos servidores da Polícia Civil, que serão analisadas em um prazo de 10 dias pela Consultoria-Geral do Estado. Além disso, o Estatuto de ITEP foi abordado na reunião, mas um novo encontro entre Governo do Estado, Itep, Sinpol e o Ministério Público será realizado para debater, exclusivamente, esse item com a categoria.


MINISTRO DO TURISMO HENRIQUE ALVES DEFENDE MELHOR APROVEITAMENTO DOS TERMINAIS MARÍTIMOS



henrique passageirosEm visita ao Terminal de Passageiros do Porto de Natal, nesta segunda-feira (11), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu o melhor aproveitamento do terminal que está em operação desde junho de 2014. Henrique Alves acompanhou o ministro dos Portos, Edinho Araújo, que esteve em Natal para conhecer a estrutura administrada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).
O terminal já recebeu 4 mil passageiros de navios de pequeno e médio porte, mas ainda é considerado ocioso por falta de oferta de serviços destinados aos turistas. “O local dispõe de infraestrutura para eventos e atividades comerciais que poderiam ser utilizados pela população local”, defende Henrique Alves, dentro de um projeto maior de revitalização da zona portuária no bairro da Ribeira.FONTE:MARCOS DANTAS

Nenhum comentário: