O radar será instalado ainda este ano e vai ser operado pelo Decea
O deputado estadual Gustavo Fernandes
(PMDB/RN) participou nesta quarta-feira (16), em Brasília, da
apresentação do projeto de instalação, em Parnamirim, de um radar
meteorológico para o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres
Naturais (Cemaden), feita pelo Secretário Executivo do Ministério da
Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, ao presidente da Câmara dos
Deputados, Henrique Eduardo Alves. O equipamento vai funcionar na Base
Aérea de Natal e deverá ser o primeiro de quatro novos equipamentos
previstos para o Brasil.
O radar será instalado ainda este ano e
vai ser operado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do
Comando da Aeronáutica. Também deverão ser instalados 26 pluviômetros
automáticos, interligados ao sistema de monitoramento da Emparn, em 14
municípios potiguares: Assu , Alto do Rodrigues, Apodi, Canguaretama,
Ceará-Mirim, Goianinha, Ipanguaçu, Jardim de Piranhas, João Câmara,
Mossoró, Natal, Patu, Pendências e Várzea.
Henrique Alves reforçou a importância de
informações climáticas mais precisas, tanto para o controle de
desastres naturais, como secas e inundações, como para o fomento de
atividades agrícolas. O deputado estadual Gustavo Fernandes ressaltou a
necessidade de um maior controle das informações sobre chuvas e
estiagens no Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário