terça-feira, 30 de setembro de 2014

O GLOBO AFIRMA: " HENRIQUE DEVE DISPUTAR SEGUNDO TURNO COM ROBINSON FARIA ".



A eleição para governador do Rio Grande do Norte deverá ser decidida em dois turnos. É o que aponta análise do jornal o Globo, do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal, "o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), deve disputar o segundo turno no Rio Grande do Norte contra Robinson Faria (PSD), apoiado pelo PT de Dilma", afirmou, em matéria veiculada na edição de hoje do jornal (Veja AQUI).

A avaliação do jornal O Globo se baseia na tendência apontada pelas pesquisas veiculadas até agora, com medição sobre a corrida sucessória estadual. 

Em que pese o favoritismo inicial de Henrique, alcançado após atingir 40% das intenções de voto, segundo o Ibope na semana passada, a citação dele no escândalo da Petrobras e a virada de Robinson no segundo maior colégio eleitoral do Estado, além da participação do maior cabo eleitoral do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha de Robinson, terminou resultando numa tendência de queda de Henrique e de crescimento de Robinson com possibilidade de virada do pessedista. 

A cinco dias do pleito eleitoral, é possível que haja empate técnico ou mesmo vitória, tanto de Henrique quanto de Robinson, já no primeiro turno. O mais provável, no entanto, é que a eleição seja definida em dois turnos.

Pelo menos dois presidentes de institutos de pesquisa do Estado, Mardoni França, do instituto Certus, e Daniel Meneses, do instituto Seta, apontam tendência de decisão em dois turnos, o que ocorre quando o primeiro colocado no primeiro turno não alcança a soma de 50% dos votos válidos mais um. 

"Hoje apontaria para 60% de chances de haver segundo turno", afirmou Mardoni, em entrevista na semana passada. "O quadro segue para segundo turno, os candidatos estão bem próximos e há uma curva de crescimento que eu pude constatar nas últimas semanas do candidato Robinson Faria", destacou Daniel Meneses, hoje em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94 de Natal.FONTE:PAU FERRENSE...

Nenhum comentário: