quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

JUSTIÇA DIZ QUE NOMEAÇÃO DA ESPOSA DE ROBINSON PARA SECRETARIA É LEGAL



robinson juliane
Para quem tem alguma dúvida sobre a legalidade na nomeação da primeira-dama, Julianne Faria, o blogue Justiça em Pauta explica o caso. A regra começa pelo artigo 37 da Constituição Federal, que determina a observância dos princípios da moralidade e da impessoalidade na administração pública. O que vedaria a contratação de parentes por um chefe de Poder. No entanto, existe uma diferenciação entre cargos administrativos, criados por lei, e cargos políticos, exercidos por agentes políticos. No primeiro caso, a contratação de parentes é absolutamente vedada. No segundo, ela pode ocorrer, a não ser que fique configurado o nepotismo cruzado.
Ao fazer a ressalva em relação às funções de natureza eminentemente política, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, lembrou a parceria entre John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos na década de 60, e seu irmão, conhecido como Bobby Kennedy. “Irmãos podem estabelecer um plano eventual de cooperação, sem que haja qualquer conotação de nepotismo”, exemplificou Mendes. Assim sendo, somente os cargos e funções singelamente administrativos são alcançados pelo artigo 37 da Constituição Federal e a futura secretária de Assistência Social do Estado estaria acima dessa situação.


NOVO  MINISTRO DA EDUCAÇÃO: PROFESSOR PRECISA  TRABALHAR " POR AMOR E NÃO POR DINHEIRO"



cid gomes
O burburinho sobre o nome de Cid Gomes (Pros) para assumir o Ministério da Educação durante o segundo mandato de Dilma Rousseff foi confirmado, por meio de nota oficial da presidente, na última terça-feira (23). O fato também foi reiterado durante discurso do cearense nos seus últimos atos como governador do Estado, em sessão na Assembleia Legislativa, simultaneamente.
Um dos episódios mais emblemáticos de sua gestão aconteceu em frente ao mesmo palco do anúncio de Cid como futuro ministro, a tribuna da Assembleia Legislativa, em Fortaleza. Uma manifestação de professores, durante greve em 2011, foi violentamente reprimida pela Polícia Militar e ganhou projeção em todo o País.
A crise entre o chefe do executivo do Ceará e os funcionários estaduais da Educação piorou com a declaração feita por Cid Gomes, ainda na Assembleia Legislativa. “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro”, retrucou o político na época, apesar de negar a autoria da frase posteriormente.



QUEM COMANDARÁ A CULTURA E FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO?



Enquanto janeiro não chega, no mundo artístico continuam as especulações para saber quem comandará a secretaria de Cultura e Fundação José Augusto. Nos bastidores petistas ganham força os nomes Rodrigo Bico, diretor do grupo de teatro ‘Mutretas e Facetas’, e o representante regional do ministério da Cultura, Gilson Matias.


SENADOR PAULO DAVIM AFIRMA QUE ROBINSON ACERTOU  NA ESCOLHA DO SECRETARIADO



davim JH
A escolha do médico, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atual diretor-geral do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), José Ricardo Lagreca, para comandar a Saúde Pública Estadual, a partir de primeiro de janeiro de 2015, repercutiu positivamente na sociedade, sobretudo no meio médico. Lagreca foi escolhido pelo governador eleito, Robinson Faria (PSD), e será o futuro secretário estadual de Saúde.
Para o ex-senador Paulo Davim (PV), Robinson foi bastante feliz na escolha do auxiliar da Saúde, gerando expectativa positiva quanto à melhoria do setor. “Eu sou suspeito para falar em Lagreca. Nós temos amizade e admiro demais o trabalho dele. É um profissional competentíssimo, gestor experimentado, tem êxito em tudo que fez. Acho que Lagreca é um nome acima de qualquer suspeita. Tenho profunda admiração por ele. Não vai ser por falta de competência pessoal que a Saúde não vai melhorar. Porque competência ele tem de sobra para isso”, testemunhou Davim.
Além de aplaudir a escolha do secretário de Saúde, Davim, que nos últimos quatro anos, como suplente do senador Garibaldi Filho (PMDB), foi senador da República enquanto o titular atuou como ministro da Previdência, elogiou ainda o secretariado anunciado por Robinson como um todo. “Alguns eu conheço, outros não conheço. Mas, pela amostragem das pessoas que conheço, considero uma escolha bem feliz. Não posso falar por todos, mas pelo que conheço, posso dizer”, frisou Davim.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário: