segunda-feira, 4 de julho de 2016

DEPOIS DE CONVERSAR COM HENRIQUE E JOÃO MAIA, AGRIPINO TENTA APOIO DE WILMA À REELEIÇÃO DE CARLOS EDUARDO

O que o senador José Agripino Maia (DEM) foi fazer no apartamento da ex-governadora Wilma de Faria (PTdoB) agora há pouco?
Huummm…
Depois de receber ontem em seu apartamento o ex-ministro Henrique Alves (PMDB) e o vice-presidente do Banco do Brasil, João Maia (PR), e de ter mais uma conversa à noite com João Maia, Agripino foi cumprir missão na visita a Wilma.
Missão, digamos, espinhosa, de tentar junto a Wilma, agregar o apoio do PTdo B ao projeto de reeleição do prefeito Carlos Eduardo, que já conta com o apoio do PMDB de Henrique, do DEM de Agripino e do PR de João.
Agregar Wilma ao projeto de Carlos, do qual ela é vice mas não se sente vice, seria desfazer a pré-candidatura da deputada Márcia Maia (PSDB) à prefeita de Natal.
Resta saber se a ideia de desfazer o projeto do PSDB passaria por tratativas da executiva nacional do partido, presidido pelo senador Aécio Neves, muito ligado a Agripino e Henrique.


MESMO DIVERGENTES DA MAJORITÁRIA, AGRIPINO E WILMA TENDEM A SE UNIR NA PROPORCIONAL

A conversa de hoje do senador José Agripino com a ex-governadora Wilma de Faria não é a primeira.
Os dois já vem conversando há um tempo, e o que é ponto pacífico nas discussões, é o desejo de cada um de montar uma aliança na chapa proporcional com PTdoB e DEM.
Agripino também tem conversado com o prefeito Carlos Eduardo.
No papel de moderador e agregador entre os partidos do prefeito (PDT), do ex-ministro Henrique Alves (PMDB) e do vice-presidente do Banco do Brasil, João Maia (PR), ele tem consciência que vai tentar, mas pode não conseguir.


CARLOS EDUARDO TENTA, VIA PMDB, PR,  DEM DESFAZER PRÉ- CANDIDATURA DE MÁRCIA MAIA


Preocupação do ex-ministro Henrique Alves (PMDB) em relação ao projeto de reeleição do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, ao qual o PMDB apóia: a pré-candidatura da deputada Márcia Maia à prefeita de Natal.
Uma possível derrota de Carlos seria a repetição da derrota de Henrique, João, Agripino…
Seria repetir 2014.
Daí a intenção de agregar Wilma, passando pela desistência da candidatura de Márcia.
Resta saber se o PSDB dos deputados Rogério Marinho, Ezequiel Ferreira, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes, José Dias e da própria Márcia, vai topar.
Resta saber se Wilma vai achar engraçado.
Quem conversa ou até entrevista a ex-governadora, sente que ela não achou a menor graça ter sido descartada por Carlos Eduardo, que lhe tirou do projeto de permanecer na chapa de reeleição.
Para Wilma, ajudar ao projeto de Carlos seria, no mínimo, se desajudar.
Em favor de Carlos Eduardo…por quê?
O Blog não aposta um real em apoio de Wilma à reeleição de Carlos Eduardo.


PMDB E A DISPUTA DE ESPAÇOS ENTRE HENRIQUE E WALTER ALVES


E falando no ex-ministro Henrique Alves…
A preocupação dele com a reeleição do prefeito Carlos Eduardo é o sentimento óbvio de que Carlos trabalha para ter como vice indicado do PMDB, o presidente licenciado da Fecomércio, Marcelo Queiroz.
Henrique não sente Queiroz como um nome do PMDB, e tem ouvido por aí que, caso a chapa seja reeleita, Marcelo voltaria para o PDT, de onde saiu apenas para viabilizar a vice-candidatura.
E mais: para Henrique, Marcelo Queiroz seria preferência de Carlos Eduardo, e também do senador Garibaldi Filho e do deputado Walter Alves.
O de Henrique, pela ordem, Hermano Morais, Fred Queiroz, Álvaro Dias…
Congestionamento dentro do próprio PMDB, onde Henrique não bate de frente com Garibaldi, mas disputa espaço com Walter Alves.
Lá na frente, em 2018, se nada for alterado no processo de PMDB, envolvido em denúncias com o nome de Henrique, o ex-ministro e o primo Walter vão disputar mandato de federal.
E hoje Henrique sabe que Walter sairia na frente.
Portanto, para agregar outros partidos ao projeto de reeleição do prefeito Carlos Eduardo com apoio do PMDB, o PMDB tem primeiro que se entender internamente.THAISA GALVÃO

Nenhum comentário: