quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SECRETÁRIO LUIZ ROBERTO APRESENTA RELATÓRIO SITUACIONAL DA SAÚDE AO GOVERNADOR ELEITO



IMG_0406
Na noite desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, apresentou o diagnóstico da saúde no Rio Grande do Norte ao governador e vice-governador eleitos, Robinson Faria e Fábio Dantas, respectivamente, e à equipe de transição. Por quase quatro horas, o gestor apresentou dados contidos no relatório situacional, que contém mais de mil páginas, elaborado em conjunto com coordenadores, diretores de hospitais e de unidades de referência.
“Mostramos a situação da Secretaria com era, como está e qual perspectiva de chegar dentro da realidade do Plano Plurianual, onde houve estagnação e onde não houve efetivamente melhoria e o mais importante: o diagnóstico, as causas. Esse relatório será entregue também à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Ministério Público”, afirmou Luiz Roberto. Na opinião do governador eleito, Robinson Faria, a saúde é uma das maiores preocupações da população potiguar atualmente.



GOVERNO ENCAMINHA À ASSEMBLEIA PROJETO DE LEI QUE PREV~E MUDANÇAS NO PLANO PLURIANUAL



A Governadora Rosalba Ciarlini encaminhou nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei que estabelece alterações no Plano Plurianual do Estado para o Quadriênio 2012-2015. A proposta modifica o Anexo I da Lei Estadual nº 9.612, de 27 de janeiro de 2012, com alterações em programas do Demonstrativo de Investimentos Previstos no PPP.
O objetivo é adequar a programação orçamentária do Estado à dinâmica da gestão pública para possibilitar a execução e continuidade dos investimentos destinados à melhoria na qualidade de vida da população.


AMAZAN E ELÍDIO DE OLHO NOS CARGOS DO GOVERNO  ROBINSON EM CAICÓ



A disputa pela indicação dos cargos do Governo Robinson Faria em Caicó, andam a todo vapor nos bastidores. Além de acomodar os aliados de primeira hora, e os que chegaram no final do segundo tempo da partida eleitoral, Robinson ainda deverá conter os ânimos de alguns aliados, em nível regional, mas que gozam de muito mais prestígio junto ao governador eleito, do que muitos aliados caicoenses.
Fontes garantem ao Blog do Marcos Dantas que, tanto o prefeito de Jardim de Piranhas, Elidio Queiroz como o candidato a deputado estadual Amazan Silva, ambos do PSD estão tentando emplacar nomes de sua confiança em cargos importantes em Caicó.
É aguardar…



COM FIM DE DELAÇÃO DE YOUSSEF, PROCURADOR  JANOT  DEVE PEDIR ABERTURA DE INQUÉRITO



Da Folha – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve pedir nos próximos dias as primeiras aberturas de inquérito contra políticos que detém foro privilegiado. Com o fim da delação premiada do doleiro Alberto Youssef, ele fará uma análise do material e decidirá não só quem deve responder junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas também quais dos envolvidos sem foro deverão ser processados na última instância do Judiciário.
Segundo a Folha apurou, com as delações do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Youssef, Janot entende que já é possível se ter uma visão global dos crimes, não sendo necessário se aguardar outras delações que estão em curso ou ainda sendo negociadas para se iniciar os inquéritos no STF. A ideia de Janot é abrir uma série de inquéritos no Supremo. Alguns podem englobar mais de um político, caso a atuação esteja interligada. O mesmo sistema será usado para envolvidos sem foro, que poderão responder no Supremo caso sua participação seja muito próxima de alguma autoridade.



CÂMARA  FEDERAL VAI CORTAR " SUPERSALÁRIOS" DE SERVIDORES A PARTIR DE NOVEMBRO



A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu cortar o pagamento dos salários de servidores do Legislativo que recebem acima do teto constitucional, equivalente a R$ 29,4 mil. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (26) após reunião da Mesa Diretora. A decisão segue a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) de outubro deste ano que proibiu os pagamentos a servidores públicos com salários acima desse valor. Pela Constituição, nenhum funcionário público pode ganhar mais que um ministro do Supremo.
Os salários foram pagos acima do teto entre março e outubro com base em uma liminar do ministro do STF Marco Aurélio Mello. Em outubro, porém, o STF decidiu em acórdão que os salários acima do teto deviam ser suspensos. Henrique Eduardo Alves, porém, baseado em pareceres da Aslegis (Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento da Câmara), descumpriu o acórdão alegando que ele ainda não havia sido publicado.

DEPUTADO FEDERAL JOÃO MAIA COMEMORA APROVAÇÃO EM SEGUNDO TURNO DA PEC QUE AMPLIA REPASSE   AOS MUNICÍPIOS



João Maia na Câmara dos Deputados
Foi aprovada em 2º turno na tarde desta quarta-feira (26) no plenário da Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14 que aumenta em um ponto percentual os repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foram 349 votos favoráveis à matéria, que será enviada à promulgação. De acordo com a proposta, em julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse e, em julho de 2016, a outra metade será acrescida. A Constituição determina que a União repasse ao FPM um total de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a PEC, o total passa a 24,5%.
A noticia foi comemorada pelo deputado federal João Maia (PR), que na condição de presidente da Comissão Especial pela Câmara dos Deputados para analisar a PEC, antes de ser votada em plenário, teve papel importante na condução dos trabalhos que discutiu a Proposta.  De acordo com o deputado, a aprovação é importante para que os municípios possam compensar a queda do FPM nos últimos anos, e chega em uma época onde muitos destes municípios enfrentam sérias dificuldades financeiras.



ROBINSON  AVISA QUE : " NÃO QUERO FICHA SUJA OCUPANDO CARGOS NO MEU GOVERNO"



Do Jornal de Hoje – O governador eleito Robinson Faria, do PSD, afirmou na manhã desta quarta-feira (26) que não nomeará “ficha suja” para o seu governo e que cumprirá o compromisso anunciado reiteradas vezes de que o seu governo será eminentemente técnico. Em entrevista à InterTV Cabugi, Robinson Faria falou sobre prioridades e vários outros assuntos e ações que pretende implementar, enfatizando ainda que vai dar um choque de gestão nos setores de segurança pública e de saúde do Estado, que considera os mais vulneráveis e de maior clamor popular.
Pretende inicialmente colocar mais policiais nas ruas, inclusive examinar a possibilidade de convocar concursados para aumentar o efetivo da polícia e iniciar imediatamente um processo de valorização através do cumprimento das conquistas das categorias, civil e militar. Em contato com O Jornal de Hoje, Robinson explicou que a atitude de não nomear políticos condenados por corrupção faz parte de um compromisso assumido durante a campanha no sentido de realizar um governo inovador.MARCOS DANTAS

Nenhum comentário: