terça-feira, 29 de setembro de 2015

PGR DIZ QUE PARTIDO LIBERAL NÃO APRESENTOU REQUISITOS PARA SER CRIADO


A Procuradoria Geral da República enviou nesta segunda-feira (28) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer contrário a recurso do Partido Liberal, que tenta viabilizar a recriação da sigla a tempo de participar das eleições municipais de 2016. Para que um partido consiga ter candidatos, precisa ter o registro aprovado até um ano antes da eleição.
 
O pedido de criação do PL foi protocolado no TSE em março, um dia antes da sanção, pela presidente Dilma Rousseff, de uma lei aprovada no Congresso que dificulta a fusão de partidos recém-criados. Um dos critérios da lei é que quem apoia nova legenda não pode ser filiado a outro partido.
 
No começo de agosto, o TSE rejeitou pedido para que o grupo continuasse a juntar assinaturas de apoio ao longo do mesmo procedimento de criação do partido – como ocorreu com a Rede Sustentabilidade, que teve registro negado pelo tribunal em 2013 mas continuou apresentando assinaturas.
 
Os ministros entenderam que, no caso do PL, foram apresentadas poucas assinaturas no pedido de registro – pouco mais de 160 mil à época do julgamento – e que o partido pretendia que o processo ficasse paralisado à espera da obtenção do apoio. Por isso, o registro foi rejeitado e ficou decidido que um novo processo de registro deveria ser iniciado.
 
Os ministros também destacaram que o PL apresentou assinaturas coletadas e registradas em cartório há mais de oito anos, o que não é aceitável no processo.

PSDB DIZ NA TV QUE " ESTÁ NA HORA " DE PT " PAGAR PELOS PRÓPRIOS ERROS "


 
Os principais nomes do PSDB afirmaram em programa na noite desta segunda-feira (28) em rede nacional de rádio e televisão que o PT e o governo enganaram os brasileiros e que está na hora de o partido adversário "pagar pelos seus próprios erros", segundo palavras do senador José Serra (PSDB-SP).
 
O G1 procurou a assessoria do PT a fim de ouvir o partido sobre as críticas e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem. Nesta terça (29), serão exibidas durante a programação das emissoras de TV duas inserções do PT.fONTE: MARCOS DANTAS
 
"Nós avisamos: está entrando água no barco, pode afundar. Mas o PT se fez de surdo, não cuidou de prevenir a crise. Só pensou em ganhar a eleição [...] Acho que está na hora de o PT pagar pelos seus próprios erros", afirmou Serra no vídeo do programa, disponível no site do partido e que o Blog do Camarotti antecipou.
 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a gestão da presidente Dilma Rousseff "está derretendo". Para FHC, que já defendeu a renúncia de Dilma, "está na hora de a presidente ter grandeza e pensar no que é melhor para o Brasil e não para o PT".  
 
O presidente do partido, senador Aécio Neves (PSDB-MG), disse que a realidade "foi escondida dos brasileiros" . Para ele, "preveleceu sempre a mentira, tudo apenas para vencer as eleições", mas, ressalvou, "é dentro das regras democráticas que nós queremos e nós iremos lutar".
 
Do G1

Nenhum comentário: