quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PRESIDENTE DILMA PODERÁ CORTAR DEZ MINISTÉRIOS



Está em estudo ainda fundir o Ministério do Desenvolvimento Social com a futura pasta que vai reunir Trabalho e Previdência Social, e que deve ficar com o PT.
A presidente já decidiu também criar o Ministério da Cidadania, fusão de Igualdade Racial, Mulheres e Direitos Humanos. Lula sugeriu a Dilma que, antes de anunciar esta decisão, chame os movimentos sociais para explicar a medida e evitar descontentamentos. Na reunião com Lula e ministros, Dilma disse que seu objetivo é garantir o corte de dez dos 39 ministérios.


DILMA NÃO VAI MAIS EXTINGUIR PASTA DO TURISMO PARA PRESTIGIAR TEMER



Para prestigiar Temer, o governo estuda como manter na reforma administrativa um dos dois principais aliados do peemedebista no governo federal: os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Henrique Eduardo Alves (Turismo).
Para garantir a permanência de um deles, o Planalto desistiu de extinguir a pasta do Turismo e deve manter no posto o atual ministro.
Na conversa que teve com o vice-presidente, Dilma chegou a pensar na hipótese de colocar Eliseu Padilha em Infraestrutura, mas a indicação causou resistência na bancada do PMDB na Câmara dos Deputados.
Leonardo Picciani havia cobrado que o comando da pasta seja dado a um deputado federal, já que o Senado Federal já conta com dois ministros senadores que devem ser mantidos na reforma administrativa: Katia Abreu (Agricultura) e Eduardo Braga (Minas e Energia).
O vice-presidente pediu ainda para que ela mantenha no governo federal o ministro Helder Barbalho (Pesca), cuja pasta deve ser extinta na nova configuração ministerial.
Numa tentativa de prestigiar também Renan Calheiros, a petista chamou para o mesmo encontro o líder do PMDB no Senado Federal, Eunício Oliveira (CE), aliado do presidente da Casa Legislativa. A petista chegou a oferecer à bancada do PMDB no Senado Federal a pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas o grupo de Renan tem reivindicado a Integração Nacional.
Além do PMDB, a presidente se reuniu também como o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. No encontro, que não resultou em acordo, ela ofereceu para o partido o comando ou de Esporte ou de Comunicações.


LULA DIZ QUE DILMA NÃO PODE DESAGRADAR NENHUMA DAS TRÊS ALAS DO PMDB



BRASILIA, DF,  BRASIL,  29-06-2015, 19h00: O ex presidente Lula durante reunião com as bancadas da câmara e do senado. Ao lado dele o presidente do PT Rui Falcão, o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Sibá Machado (PT-AC) e Benedita da Silva (PT-RJ). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Em encontro nesta quarta no Palácio da Alvorada, com Dilma e ministros petistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou a presidente que ela não pode desagradar nenhuma das três principais alas do PMDB –do vice-presidente Michel Temer e das bancadas da Câmara e do Senado, lideradas por Eduardo Cunha (RJ) e Renan Calheiros (AL) –na montagem da sua nova equipe.
Os três disseram a Dilma no início da semana que não indicariam nomes para a nova composição ministerial, fazendo crescer os temores de que a sigla poderia abandonar o governo de fato.
A presidente, então, procurou no dia seguinte os líderes das bancadas do partido na Câmara e no Senado.
Em reunião pela manhã com a presidente, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), entregou o nome de sete deputados escolhidos pela bancada para ocupar dois ministérios.
Para a Infraestrutura, resultado da fusão de Portos com Aeroportos, foram sugeridos os nomes de José Priante (PA), Mauro Lopes (MG), Celso Pansera (RJ) e Newton Cardoso Júnior (MG). Para Saúde, Saraiva Felipe (MG) –já vetado por Dilma–, Marcelo Castro (PI) e Manoel Júnior (PB).
O nome que conta com maior simpatia da petista para a Saúde, segundo auxiliares e assessores, é o de Manoel Júnior (PB), médico de formação e aliado de Eduardo Cunha. Em uma entrevista, contudo, ele sugeriu que a presidente renunciasse, o que deve pesar contra sua escolha.


DILMA PROMETE CINCO PASTAS  AO  O PMDB PARA REAGIR CRISE



Em uma tentativa de estancar a atual crise política, a presidente Dilma Rousseff prometeu entregar cinco ministérios ao PMDB, entre eles o da Saúde, para garantir o apoio da sigla a seu governo e evitar que dissidentes apoiem a abertura de um processo de impeachment na Câmara dos Deputados.
O Palácio do Planalto também precisa do partido, que tem 67 deputados, para garantir a aprovação dos projetos do pacote fiscal e evitar a votação de propostas que gerem impacto financeiro.
Dilma havia prometido anunciar a nova configuração da Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (23). Mas a dificuldade em contemplar todos os aliados pode levar a petista a adiar para a semana que vem a definição de sua equipe.
O atraso tende a ampliar a instabilidade dos mercados financeiros, que têm expressado desconfiança sobre a capacidade da presidente de reagir à crise. Até agora, por exemplo, o governo ainda não enviou ao Congresso todos os projetos de corte de despesa e aumento de receita prometidos pela petista.FONTE:MARCOS DANTAS

Nenhum comentário: