terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

23 FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO PODE TER VAZADO



Deu no Cláudio Humberto:
claudio humberto novo
O marqueteiro João Santana, cuja prisão temporária foi decretada pelo juiz federal Sergio Moro, pode ter tomado conhecimento previamente de sua prisão. A principal evidência, citada por fontes próximas às investigações da Operação Lava Jato, é a iniciativa do marqueteiro, sábado (20), oferecendo-se para prestar esclarecimentos alegando que poderiam ser evitados “conclusões precipitadas” e “danos irreparáveis”.



LAVA- JATO: PALÁCIO DO PLANALTO ESTÁ EM " CLIMA DE PERPLEXIDADE"



No Palácio do Planalto, o clima é de perplexidade com a nova fase da Operação Lava Jato. Integrantes do Governo foram surpreendidos e não esperavam o pedido de prisão do publicitário João Santana. O Governo já ensaia um discurso para tentar proteger politicamente Dilma da operação, mas reconhece que isso pode ter forte impacto político e também criar problemas na ação que investiga as contas de campanha de 2014 no Tribunal Superior Eleitoral.


SENADOR DELCÍDIO AMARAL NÃO TEM DATA PARA REASSUMIR



delcidio
A assessoria do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) informa que ele quer esclarecer os detalhes sobre o recolhimento domiciliar ao qual está submetido para decidir quando voltará às atividades no Senado. A expectativa é de que reassuma o mandato ainda nesta semana, mas não há uma data definida. Delcídio estava preso preventivamente desde novembro de 2015, acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Na sexta-feira passada, o STF decidiu revogar a prisão do senador, que ficou quase três meses afastado do Senado.



JOÃO SANTANA DIRÁ QUE DINHEIRO FORA NÃO VEIO DE CAMPANHA NO BRASIL



O marqueteiro João Santana, que teve a prisão decretada pela Operação Lava-Jato nesta segunda-feira, vai dizer, em sua defesa, que “nenhum centavo” recebido em suas contas no exterior provém de campanhas brasileiras. Santana é suspeito de receber dinheiro ilegalmente fora do Brasil. Segundo a reportagem do Valor apurou, a linha de defesa do publicitário baiano argumentará que “todos os recursos em contas do exterior provêm, exclusivamente, de campanhas feitas em países estrangeiros”.
Responsável pela campanha à reeleição de Dilma Rousseff, em 2014, Santana tenta eximir a presidente de qualquer irregularidade e tentará justificar os pagamentos recebidos por campanha em outros países. Nesta segunda, Santana divulgou carta na qual se desliga da campanha presidencial de Danilo Medina, que concorre à Presidência na República Dominicana, com a alegação que irá se defender de “acusações infundadas” das quais é objeto.



SUPREMO RECEBE NOVO PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO COBRE RENAN CALHEIROS



renan45O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu novo pedido de abertura de investigação sobre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). De acordo com pedido enviado ao Supremo na sexta-feira (19), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pede para investigar o senador pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato. O relator do caso é o ministro Edson Fachin.
O pedido de investigação tem 1,9 mil páginas e está relacionado com outra investigação em curso na Corte e que também envolve o senador. Segundo o inquérito, Renan teria, supostamente, usado o lobista de uma empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento. Na ação, o presidente do Senado é acusado também de ter adulterado documentos para justificar os pagamentos. O caso veio à tona em 2007 e, desde 2013, está no Supremo.FONTE:ROBSON PIRES

Nenhum comentário: