sexta-feira, 11 de março de 2016

EX- PRESIDENTE LULA DIZ QUE NÃO HÁ INTOCÁVEIS NO BRASIL, DIZ JORNAL INGLÊS



lulaFT
Em editorial publicado nesta quinta-feira (10), o jornal britânico “Financial Times” fez elogios à Operação Lava Jato e afirmou que a denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente Lula reforça a ideia de que não há ‘intocáveis’ no Brasil.
Para a publicação, as investigações do escândalo da Petrobras mostraram a força das instituições brasileiras ao julgar e prender nomes poderosos, como o empresário Marcelo Odebrecht, condenado pelo juiz Sergio Moro a 19 anos e 4 meses de prisão.
“A noção que de que não há intocáveis no Brasil foi reforçada ainda mais agora […] É difícil imaginar algo parecido acontecendo em outros Brics atormentados pela corrupção, como Rússia ou China.”, diz o jornal.
O texto também destaca o custo político e econômico que a operação tem gerado para a presidente Dilma e disse que o futuro ainda é incerto, especialmente com o risco crescente de polarização do ambiente político.

“Prever como tudo se desenrolará ainda é apenas dar um palpite. Se os protestos de domingo atingirem as mesmas duas milhões de pessoas que foram às ruas em março, a coalizão do governo pode entrar em colapso. As bolsas têm subido acreditando que esse processo catártico poderia antecipar as eleições e estimular uma política econômica razoável. Contudo, o oposto também é possível, especialmente com novas evidências de corrupção no primeiro escalão emergindo”, diz o editorial.G1

Nenhum comentário: