quinta-feira, 27 de junho de 2013

FHC é eleito para a Academia Brasileira de Letras

fhc
Com 34 dos 39 votos possíveis, o sociólogo, professor e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi eleito na tarde de hoje (27) para ocupar a cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Vai assumir a vaga aberta com a morte do jornalista João de Scantimburgo, em 22 de março deste ano. Votaram 24 acadêmicos presentes à sede da academia, no centro do Rio, e 14 por carta. Houve uma abstenção.
Presidente da República em dois mandatos sucessivos, de 1995 a 2002, Fernando Henrique Cardoso, nascido no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1931, é doutor em sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP). Foi também professor em várias universidades e instituições estrangeiras, entre elas Stanford, Berkeley e Brown, nos Estados Unidos; Cambridge, no Reino Unido; Paris-Nanterre e Collège de France, na França, e Ipes/Cepal, em Santiago do Chile.


Deputados do Acre defendem a TelexFREE

Deputados 2706Os deputados Astério Moreira (PEN), Edvaldo Souza (PSDC), José Luís Tchê (PDT) e Manoel Moraes (PSB) se manifestaram em relação à Telexfree que teve, por meio de liminar expedida pela juíza Thaís Queiroz Borges Abou Khalil, as contas bloqueadas em todo país. Os parlamentares disseram que não receberam nenhuma denúncia, por parte de usuários, de que teriam sido lesados pela empresa.
“Eu conheço dezenas de pessoas que estão na Telexfree e não acredito que isso seja um negócio ilícito. Ainda não estou convencido que isso é uma atividade ilegal. Até hoje não se confirmou que isso é uma pirâmide”, disse Astério Moreira.
Astério Moreira deixou claro que não faz parte de divulgadores da empresa. Ele chegou a citar o número de seu CPF na tribuna da Casa para qualquer dúvida que possa existir quanto à participação do parlamentar.
O discurso de Astério teve uma parte do deputado Edvaldo Souza (PSDC) que confirmou as palavras do colega, que também  é jornalista, ao afirmar que nunca recebeu em seu programa, Gazeta Alerta, pessoas denunciando qualquer irregularidade da Telexfree ou mesmo dizendo que haviam sido lesadas.
“Na minha modesta opinião: deixem o povo ganhar seu dinheirinho. O povo não quer depender só de Bolsa Família. Nunca recebi uma denúncia de que tenham sidos lesados. Aqui temos que manter a coerência. São 70 mil acreanos. Deixem o povo ganhar dinheiro”, pontuou o parlamentar.
Continuando seu discurso, Astério Moreira disse estar preocupado com a situação e propôs que a Justiça obrigue a empresa a devolver os investimentos aos seus divulgadores. Ele frisou a legalidade do negócio, pois a Receita Federal já retira parte daquilo que é destinado ao Imposto de Renda.
“Não sou economista, posso estar errado 100%, mas estou falando de uma questão empírica, ou seja, prática”, disse Astério Moreira.
Luís Tchê (PDT) demonstrou preocupação com os investidores e salientou que faltou uma ação preventiva para evitar que o problema chegasse a esse ponto. “O que consta é que faltou uma ação preventiva. Imagine o desespero dessas pessoas?”, finaliza.
Outro que também manifestou seu posicionamento foi o deputado Manoel Moraes (PSB). Ele ratificou que quem aderiu a Telexfree já tinha conhecimento que era um negócio de risco. Citou exemplo da bolsa de valores e disse não entender a ação do Ministério Público. “Não entendo porque o Ministério Público entrou em uma questão que é privada. Isso é um investimento de risco”.



Governadora participa de São João da secretaria de Educação

rosalba sao joao
Acompanhada da secretária de Estado da Educação e Cultura, Betania Ramalho, a governadora Rosalba Ciarlini participou, na tarde desta quinta-feira (27), do animado São João promovido pela Secretaria e realizado no pátio da mesma, no Centro Administrativo. A festividade marca também o encerramento das atividades do primeiro semestre da Seec.
Com mais de 600 servidores de todos os setores da Secretaria reunidos, o São João da Seec contou com dez barracas de comidas típicas e brincadeiras juninas. Além da tradicional quadrilha, também foram realizados concursos de barraca mais ornamentada, melhor casal matuto, passagem de faixa da Rainha do Milho e sorteio de brindes e cestas juninas. A animação da festa ficou por conta do Núcleo de Educação Musical da Zona Norte (Namus), formado por alunos de escolas estaduais.

Tags:


Nelter solicitou melhorias para segurança pública do Seridó

nelter seguranças
Segurança Pública depende de decisões rápidas, medidas saneadoras e resultados imediatos. Pensando nisso, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) solicitou à governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social melhorias para a região do Seridó.
Preocupado, principalmente com os altos índices de casos de violência na cidade de Caicó, o parlamentar solicita, entre outras medidas, a reforma da Penitenciária Estadual do Seridó (Pereirão), tendo em vista que o prédio público encontra-se em péssimas condições de uso. Quanto à equipe da Polícia Civil, o efetivo é mínimo, não dispondo de pessoal suficiente para as investigações, tendo em vista que a região está se desenvolvendo e a criminalidade se alastrando.
Para Serra Negra do Norte, o deputado solicitou uma nova viatura policial, justificando que o município faz fronteira com o Estado da Paraíba, e necessita de mais de uma viatura para facilitar os trabalhos realizados diariamente pelo grupo de policiais em prol da segurança de toda a população local.


Polícia Federal procura deputado condenado


O deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha, pode ser preso a qualquer momento. Na quarta-feira (26), depois de expedido mandado de prisão contra o parlamentar, a defesa de Donadon fez um acordo com a Polícia Federal para que ele se apresentasse espontaneamente.
Mesmo com o acordo, no entanto, agentes da PF continuam a procura do deputado. Na noite dessa quarta-feira (26) , os agentes estiveram no apartamento funcional do parlamentar, mas não o encontraram.
Donadon, segundo sua assessoria, está em Brasília. O deputado foi condenado em outubro de 2010 pelo Supremo a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão por peculato e formação de quadrilha. Na quarta-feira, a Corte rejeitou o último recurso do parlamentar para evitar o cumprimento da condenação e a ministra Cármen Lúcia expediu o mandado de prisão.FONTE:ROBSON PIRES

Nenhum comentário: