sábado, 29 de junho de 2013

MÉDICOS FAZEM PROTESTO CONTRA A VINDA DE ESTRANGEIROS SEM REVALIDAÇÃO

medicos protestosCerca de 350 médicos percorreram as ruas de Brasília em protesto contra a vinda de profissionais estrangeiros para o Brasil sem a revalidação do diploma. No começo da tarde de ontem (28), a categoria se concentrou no início da Asa Sul, próximo ao centro da capital federal, e percorreu a Esplanada dos Ministérios pelo Eixo Monumental, tendo o Palácio do Planalto como destino final.
Para Iran Cardoso, presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), que organizou o protesto com a Associação Brasiliense de Médicos Residentes, o que falta é estrutura para a saúde pública e não médicos. “Não precisamos trazer ninguém de fora, precisamos é de leitos, medicamentos, uma estrutura mínima e uma carreira médica que atraia os profissionais brasileiros”, disse Cardoso.
A categoria ressalta que não é contra a atuação de médicos estrangeiros no Brasil, desde que eles façam o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, que é elaborado pelo Ministério da Educação.

Tags:

RN é o 2º que menos recaptura presos

presos TN
A cada dez presos que fogem do sistema prisional do Rio Grande do Norte, apenas dois são recapturados. Os dados fazem parte de relatório divulgado na quinta-feira pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os dados foram colhidos entre março de 2012 e fevereiro de 2013 e têm por base inspeções do Ministério Público no sistema prisional brasileiro.
De acordo com o relatório do CNMP, nas 26 unidades pesquisadas durante esse período, foram registradas 276 fugas com recaptura de apenas 56. Isso quer dizer que apenas 20,2% dos presos foram recapturados.
Entre os estados do Nordeste, a quantidade de recapturas do RN só perde para a Bahia, onde apenas 15,9% dos fugitivos foram recapturados. Nos vizinhos Ceará e Paraíba, foram recapturados 42,6% e 29,8% dos fugitivos, respectivamente.
Da Tribuna do Norte

Tags:

PM estima que 10 mil pessoas participam de protesto

protesto natal
A estimativa da Polícia Militar é de que o protesto desta sexta-feira (28) reuniu cerca de 10 mil pessoas. De acordo com o coronel Francisco Araújo, 18 prisões foram confirmadas até às 20h30, porém há informações de que mais duas pessoas foram detidas. Vários manifestantes foram detidos carregando bombas, rojões e utensílios que poderiam ser utilizados em possíveis confrontos. Após passagem pela Praça Cívica, Câmara dos Vereadores e Seturn, o movimento foi avaliado como pacífico e ordeiro.
Na movimentação desta sexta-feira, a PM optou por realizar o policiamento ostensivo, em conjunto com agentes da Polícia Civil que acompanham a manifestação. Antes de incidentes e com a colaboração dos próprios manifestantes, foram identificadas pessoas que poderiam praticar atos de vandalismo. A polícia realizou as prisões e protesto seguiu com tranquilidade.
Na Câmara Municipal do Natal, que está cercada por tapumes, os manifestantes gritaram palavras de ordem, criticaram a postura dos parlamentares e cobraram votação de matéria que determine o passe livre. Porém, não houve atos de vandalismo e o movimento seguiu em tranquilidade até a Ribeira.
No Seturn, o grupo passou pouco tempo, também gritando palavras de ordem contra os empresários do setor de transporte público. Em seguida, o grupo se dirigiu à Prefeitura, onde já havia manifestantes desde as 17h30. Após plenária no local, parte do grupo decidiu seguir para a Governadoria.
Da Tribuna do Norte

Tags:

Feira de Negócios movimenta as regiões do Mato Grande e Litoral Norte

feira mato grande
Com foco principal na divulgação das potencialidades econômicas e formação de um ambiente de negócios e novas parcerias comerciais, foi aberta nesta quinta-feira (27), em João Câmara, a VI Feira de Negócios do Mato Grande e Litoral Norte. Na sexta edição, a Feira de Negócios do Mato Grande e Litoral Norte é considerada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de João Câmara o evento mais importante para o calendário comercial das duas regiões e o melhor espaço para quem quer divulgar seus empreendimentos e ampliar o número clientes.
Durante a abertura oficial o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, falou sobre a importância da realização da Feira de Negócios para incentivar o crescimento da economia no interior do RN. “O objetivo do Governo do Estado ao promover essa Feira de Negócios é garantir ao empreendedor local a possibilidade de divulgar sua produção e conseguir firmar novas parcerias na região e no estado”.
Com 85 expositores de diferentes segmentos, a expectativa é que o evento receba até o sábado (29) cerca de 20 mil pessoas vindas dos municípios das duas regiões. Ainda no sábado, acontece das 08h às 13h a Ação Cidadania, na Casa de Cultura, onde são oferecidos gratuitamente corte de cabelo, serviços médicos e odontológicos.
A VI Feira de Negócios do Mato Grande e Litoral Norte segue até o sábado (29) com abertura às 17 horas e encerramento às 23 horas, na Praça Monsenhor Freitas. Além da exposição de produtos, serviços, prospecção de negócios e investimentos, o evento é também uma oportunidade para a população prestigiar apresentações de artistas locais e conferir shows musicais todas as noites após o encerramento da Feira. A Feira de Negócios do Mato Grande é uma promoção do Governo do Estado, por meio da SEDEC, em parceria com a CDL de João Cãmara, FCDL/RN, Prefeitura Municipal de João Câmara, SEBRAE/RN, Fiern e Fecomércio.

Após pressão, prefeitura volta atrás e cancela o corte nos salários dos professores no CE

Menos de um mês após tirar dos professores da rede municipal uma gratificação que corresponderia a 40% dos salários, a prefeitura de Juazeiro do Norte (a 548 km de Fortaleza) não resistiu à pressão popular e voltou atrás.
Nesta sexta-feira (28), após reunião com a categoria e o MP-CE (Ministério Público do Ceará), a prefeitura anunciou a recomposição dos salários, na forma como era anteriormente. “Nós assinamos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP, e vamos encaminhar uma nova uma mensagem ao Legislativo para algumas alterações do plano”, disse a procurador do município, Mariana Gurgel, que representou a prefeitura no encontro.

PT, PDT, PCdoB e PSB criam fórum para apoiar plebiscito da reforma política

Urna-300x249
Os presidentes do PT, PDT, PCdoB e o vice-presidente do PSB se reuniram hoje em São Paulo para firmarem apoio à proposta de um plebiscito sobre a reforma política e traçarem estratégia para defender a ideia. Além Rui Falcão, do PT, Carlos Lupi, do PDT, Renato Rabelo, do PCdoB, e Roberto Amaral, do PSB, também participaram da reunião o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que compõe a executiva nacional do PT, e o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro.
Eles decidiram criar um fórum onde serão debatidas as ideias em torno do plebiscito, inclusive as que forem apresentadas pelos demais partidos da base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff. Os quatro partidos pretendem começar uma campanha nacional a favor do plebiscito e irão se reunir com frequência para discutir o assunto – o próximo encontro será em Brasília, no dia 3.


Ficha limpa no serviço público e royalties entrarão na pauta do Senado

O Plenário do Senado prossegue, na próxima semana, com as votações que integram a pauta prioritária estabelecida para atender às mobilizações populares das últimas semanas.
A destinação de royalties do petróleo para as áreas de saúde e educação, o passe livre estudantil em todo o país e a exigência de ficha limpa para preenchimento de cargos comissionados são algumas das matérias prontas para a apreciação em Plenário.

Tags:

Nenhum comentário: