quinta-feira, 21 de maio de 2015

JOAQUIM BARBOSA DIZ QUE EVOLUÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA CONTRIBUI PARA A CORRUPÇÃO






joaquim barbosaO ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF) disse nesta quarta feira, 20, que a presidente Dilma Rousseff (PT) cometeu um ‘erro político imperdoável’ ao não vetar a lei aprovada pelo Congresso que aumentou os recursos destinados ao Fundo Partidário. “Há cerca de um mês a presidente da República, em um gesto absolutamente insensato, deixou de vetar uma lei irracional votada pelo Congresso que aumentou o valor do fundo partidário. Essa verba do orçamento que banca as atividades dos partidos, essa verba era algo de duzentos e poucos milhões de reais, que já era uma quantia enorme, foi aumentada para 900 milhões de reais.A presidente da República deveria ter vetado, mas deixou passar, um erro político imperdoável”, disse o ex-presidente da mais alta Corte judicial do País.
Barbosa participou em São Paulo do congresso da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). Ele disse que “a corrupção pública é muito incentivada pelo modelo de organização da política que foi adotada”. “A evolução do sistema político brasileiro contribui para isso (a corrupção)”, afirmou o ex-ministro. “Um sistema partidário fragmentado, sistema de partidos políticos destituídos de qualquer ideário, de qualquer conotação ideológica ou o que o valha. A atividade politica se tornou um meio para se atingir outros objetivos que não aquele de atender os interesses da coletividade. E impune”.



EX- GOVERNADORA  WILMA DE FARIA PERDEU AS FORÇAS



wilma DNA ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria ensaiou voltar à cena política do Estado esta semana. Ensaiou. Porque não passou disso. Wilma continua fora de qualquer aparição pública e até da mídia. Parece sem forças para retomar o que mais gosta de fazer: política.



ROBINSON REÚNE  SECRETÁRIOS DE ESTADO  E RECEBEM MP PARA DISCUTIREM SISTEMA PRISIONAL



image
O governador Robinson Faria recebeu representantes do Ministério Público estadual para discutir ações de recuperação do sistema prisional. Ao lado do líder do executivo estadual na reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 20, na Governadoria, estavam os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Infraestrutura, Jader Torres; de Justiça, Edilson de França; e de Segurança, Kalina Leite.
Os promotores – entre eles o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis – elencaram pontos que podem contribuir para mudanças favoráveis no sistema de presídios no Rio Grande do Norte. Na reunião, foi sugerido o reforço estrutural dos pavilhões do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, que já estão sendo reformados pelo Estado. A proposta é que eles tenham paredes e pisos reforçados.
Também foi levantado o pleito da reinstalação de guaritas. hoje sem funcionamento, e a implantação do vídeo monitoramento, como uma medida para inibir novas fugas.  “Todo o sistema prisional apresenta problemas, mas Alcaçuz é sem dúvida hoje a principal prioridade. Nós veremos o que é possível fazer para que o presídio não fique nas mesmas condições em que estava anteriormente, mas bem mais seguro”, destacou Robinson.



UM RECADO PARA HENRIQUE E ROBINSON: GANHEM O RESPEITO DO POVO



henrique robinson contas
O desenvolvimento de um Estado não pode depender da amizade ou inimizade política entre situação e oposição. Tampouco de conchavos políticos ou de ajustes escusos. No Rio Grande do Norte estamos vivendo uma indiferença entre os dois lados. Um não quer aproximação com o outro e o outro não quer aproximação com o um. Isso é muito ruim para o povo.
A falta de respeito e convivência política não pode ofuscar o retrato da administração pública. Seja ela em todos os níveis. Oposição e situação devem sentar à mesa. E debater os melhores projetos que o Rio Grande do Norte precisa. Assim terminarão ganhando o respeito do eleitor.



WALTER ALVES DIZ QUE CÂMARA FEDERAL APROVA RELATÓRIO SOBRE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS



walter_relatorio
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), o relatório do deputado federal Walter Alves (PMDB) que aperfeiçoa a sistematização da renegociação das dívidas dos estados e dos municípios brasileiros com a União, prevista na Lei Complementar nº 148/2014.
Desde o ano passado, estados e municípios encontravam dificuldades para regularizar suas situações junto à União, por ausência da especificação de alguns mecanismos não previstos na Lei Complementar nº 148/2014, entre eles a falta de um prazo definido para que o Ministério da Fazenda promova as modificações legais. Agora, a União tem até 31 de janeiro de 2016 para apresentar os cálculos. Após essa data os estados e municípios poderão proceder regularizar a situação com os cálculos próprios. Também foi aprovada a emenda do Senado Federal, que define a forma de utilização dos recursos depositados na regularização das contas, mantendo um limite de 30% (trinta por cento) de saldo como medida de segurança.
A aprovação do relatório na Comissão de Finanças e Tributação é o passo decisivo que resolve os problemas atuais e dá fôlego para prefeitos e governadores de todo o país. O projeto relatado pelo deputado Walter Alves segue agora para o plenário. Walter afirma que a tramitação deverá ser rápida porque foi construído um acordo entre os diversos partidos para que a situação seja resolvida o mais rápido possível.FONTE:ROBSON PIRES

Nenhum comentário: