quinta-feira, 22 de outubro de 2015

EDILSON FRANÇA SAI DA SEJUC



Publicação no Diário Oficial do Estado, edição de hoje (22), confirma a mudança de comanda na secretaria estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC). Empossado em março deste ano, deixa a pasta o titular Edilson Alves de França. Ele será substituído pelo procurador-geral do Estado na gestão Rosalba Ciarlini, Cristiano Feitosa Mendes.




DEPUTADOS APROVAM RELATÓRIO FINAL DA PETROBRAS


relatorio_CPI
Os deputados aprovaram na madrugada desta quinta-feira (22) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Foram 17 votos a favor, 9 contra e 1 abstenção. O documento foi criticado por deputados da comissão por não ter avançado e solicitado o indiciamento de parlamentares envolvidos no esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. O relatório lista sugestões de indiciamentos apresentadas pelos quatro sub-relatores do colegiado.
O relator, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), rebateu as críticas e defendeu o relatório citando as dificuldades encontrada na condução das investigações. “Durante as investigações pessoas ficaram caladas, a CPI que não teve acesso às delações premiadas e que foram vazadas na mídia”, disse. “Trabalhei [dentro de limites] em um relatório dentro de uma ótica propositiva”, acrescentou.
Para o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a CPI não quis cortar na própria carne ao não incluir os nomes de políticos investigados. “Colocaram que não temos pernas para acompanhar as investigações da Lava Jato e que não poderíamos ser cobrados por isso. A CPI poderia ter andando mais rápido com os políticos, porque, aqui, os que estão sendo processados têm foro privilegiado, e tínhamos a prerrogativa de convocar deputados, senadores, ministros e ir adiante, e nós não fizemos”, disse.



MARINA SILVA: CORRUPÇÃO NÃO É EXCLUSIVA DE DILMA



marina boaA ex-senadora Marina Silva voltou a dizer que a corrupção não é problema exclusivo de Dilma Rousseff nem dos presidentes que a antecederam. Em palestra que realizou em São Paulo, Marina disse que o País vive uma “insustentabilidade política” e que os cidadãos precisam sair da postura passiva.
“A corrupção não é um problema da Dilma, do Lula, do Fernando Henrique, do Collor, de D. Pedro I nem de D. Pedro II. Enquanto for problema deles a coisa vai continuar feia”, disse. “A corrupção é problema nosso e, na nossa insustentabilidade política, achamos que é problema de alguém. Enquanto for assim, não vamos ajudar a resolver o problema”, completou ao blogue Diário do Poder.



FERNANDO HENRIQUE CARDOSO É CONTRA IMPEACHMENT DE DILMA




FHCApós o novo pedido de impeachment apresentado na Câmara pela oposição, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso disse que substituir a presidente Dilma Rousseff não é a solução para a crise política. “Quando o Executivo não tem apoio da sociedade também não tem do Congresso. No caso atual, nem quero personalizar muito, a estrutura do nosso sistema político é tão antiquada que ela precisa mudar. Se você não mudar essa estrutura não há líder que aguente. Tem que haver mudança da estrutura de comando no Brasil. Não estou falando de impeachment, nada disso. Porque também mudar a pessoa não resolve. Tem que mudar mais coisas do que a pessoa”, afirmou o tucano em uma palestra para executivos do setor de tecnologia, em São Paulo.
Ele também disse que não há “golpe” em curso no país e que o Brasil deve comemorar a superação de um período em que se discutiam nomes de generais passa assumir o comando. “Hoje estamos discutindo nomes de juízes. Não vamos dar golpe em ninguém. A decisão vai ser dos juízes”, disse. Quanto a crise fiscal, afirmou que hoje “não sabemos o tamanho do déficit, do buraco que vamos ter que saltar para ir adiante”.




QUEDA NA ARRECADAÇÃO APROFUNDOU CRISE

As chances do governo federal ter que rever a meta de superávit primário para o ano, atualmente de 0,15% do PIB, devem ficar maiores se as projeções para a receita tributária de setembro se confirmarem. A arrecadação federal caiu 4,7% em termos reais no mês passado, na comparação com igual período de 2014, para cerca de R$ 93 bilhões, de acordo com projeções levantadas pelos economistas José Roberto Afonso, Bernardo Fajardo e Vilma da Conceição Pinto, do (Ibre-FGV).
Segundo a ONG Contas Abertas, é um desempenho pior do que o registrado no acumulado em 12 meses (queda de 4,2%). “Quanto mais recente é o período de análise, pior é a variação negativa”, diz Afonso. Os pesquisadores usaram informações do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), extraídos pela ONG Contas Abertas. Apesar de algumas diferenças de metodologia em relação ao resultado oficial, que deve ser divulgado até o fim do mês, Afonso destaca que há boa correlação entre os números.



 JUSTIÇA JULGA GREVE DA " UERN" ILEGAL E GREVISTAS SE REÚNEM PARA DISCUTIR ILEGALIDADE



Os docentes da UERN se reúnem, em caráter de urgência, para nova assembleia hoje (22), a partir das 9h. A última reunião da categoria foi mantida em estado de permanência, portanto não foi encerrada, podendo ser reconvocada a qualquer momento.
A retomada da discussão se dá diante da decisão do desembargador Cornélio Alves, que deferiu a liminar do Governo do Estado, pedindo a Ilegalidade da Greve na UERN, na manhã de ontem (21).FONTE:ROBSON PIRES


Nenhum comentário: