quarta-feira, 11 de março de 2015

DEPUTADO ESTADUAL SOUZA ASSUME LIDERANÇA DE BLOCO NA ASSEMBLEIA



O deputado Souza Neto assumiu a liderança do bloco PHS/PT/PC do B na Assembleia Legislativa do RN e passa a ter assento no Colégio de Líderes. Souza substitui o deputado Fernando Mineiro, que agora é líder do governo Robinson Faria (PSD) na Casa.



LAVA JATO RETIRA NOMES DE DEPUTADOS DO PP CITADOS  NA CPI DA PETROBRAS



Os deputados do PP Lázaro Botelho (TO) e Sandes Júnior (GO) foram afastados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Eles tiveram os nomes citados na lista de 34 congressistas com pedido de abertura de inquérito encaminhado ao Supremo Tribunal Federal por envolvimento na Operação Lava jato.
A decisão foi tomada pela bancada do partido e anunciada pelo líder Eduardo da Fonte (PE), após diversos partidos rejeitarem a presença dos parlamentares na comissão.
No lugar de Botelho e Júnior, a bancada do PP indicou os deputados Beto Rosado (RN) e Covatti Filho (RS), cujo pai, Vilson Covatti (RS), também está na lista.




CONGRESSO E GOVERNO FECHAM ACORDO PARA REAJUSTE DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA



Os líderes do Congresso e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fecharam acordo para a correção da tabela do Imposto de Renda de forma escalonada. Em reunião na presidência do Senado nesta noite, ficou acertado que o governo vai editar uma medida provisória amanhã (11) com os novos índices de correção.
A MP vai estabelecer a correção escalonada na tabela: nas duas primeiras faixas salariais, o imposto de renda será reajustado em 6,5%. Na terceira faixa, o reajuste será de 5,5%; na quarta faixa será reajustado em 5%; e na última faixa – que contempla os salários mais altos – será reajustado em 4,5%.





PREFEITO DE MOSSORÓ FRANCISCO JOSÉ JPUNIOR ADMITE CONVIVÊNCIA COM ROSALBISMO



franciscojoseTN
Em entrevista à Gazeta do Oeste, o prefeito Francisco José Júnior (PSD) disse na segunda-feira passada, durante entrevista ao Jornal Difusora, comandado pelo jornalista Carlos Skarlack, que uma aproximação com a ex-governadora Rosalba Ciarlini (sem partido) na eleição de 2016, caso haja eleição, seria algo normal, tendo em vista a convivência entre os grupos durante a eleição estadual.
O prefeito lembrou que foi ele quem lutou pela aproximação de Betinho Rosado (PP) com Robinson Faria (PSD) durante a eleição. “Fui o maior incentivador”, destacou o chefe do Poder Executivo mossoroense. Ele disse que ainda não conversou pessoalmente com Rosalba sobre o assunto, mas disse ter ouvido em outro momento que ela estava focando em 2018. Neste ponto, ele se refere à possibilidade de ela concorrer ao Senado, naquilo que a população Potiguar mais aguarda que é a revanche contra José Agripino (DEM), seu algoz nas convenções de 2014.




PREFEITURA DE MOSSORÓ JÁ CONTA COM QUATRO PRÉ- CANDIDATOS



Pelo menos quatro pré-candidatos já se apresentam para disputar a prefeitura de Mossoró. O atual prefeito, Francisco José Júnior (PSD), busca sua reeleição e pode enfrentar a ex-prefeita Fafá Rosado (ainda no PMDB) e a ex-deputada Larissa Rosado (PSB). Caso Silveira não possa disputar o pleito, o escolhido seria o ex-reitor Josivan Barbosa (PT). A ex-governadora Rosalba Ciarlini ainda não oficializou o desejo de disputar a chefia do Executivo.



HENRIQUE É LEMBRADO POR LULA PARA ASSUMIR MINISTÉRIO



Dilma-e-Lula-se-liga
Em mais um encontro com o ex-presidente Lula para discutir a crise política no Congresso, a presidente Dilma Rousseff foi aconselhada a nomear o ex-presidente da Câmara, Henrique Alves, para o ministério do Turismo, apadrinhado pelo atual chefe da Casa, Eduardo Cunha, para garantir o apoio do maior partido da base governista.
Em jantar com a cúpula petista no Palácio do Alvorada, em Brasília, Lula disse não acreditar na evolução da proposta do impeachment, mas alertou para a tese da oposição de ‘sangramento’ de Dilma. O Planalto colocou em pratica uma estratégia para acalmar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), após citação na lista de investigação do procurador Rodrigo Janot.




PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL DIZ QUE CORRUPÇÃO NÃO ESTÁ NO PARLAMENTO E SIM NO  GOVERNO



cunhael
O peemedebista Eduardo Cunha entra em uma das salas de seu gabinete rodeado por seguranças e assistentes. Na sala de onde despacha, responde aos questionamentos do EL PAÍS entre uma ligação e outra, em meio a diversas trocas de mensagens pelo celular. Ainda que em alguns momentos fale depressa e feche os olhos ao se incomodar com algumas perguntas, aparenta calma, apesar de toda a pressão dos últimos dias.
O presidente da Câmara dos Deputados, que desde que chegou ao comando da Casa, em fevereiro, impôs uma série de derrotas a então aliada Dilma Rousseff (PT), é um dos 54 nomes que serão investigados nos processos relativos à operação Lava Jato. “A corrupção está no Governo, não está no Parlamento. Eventualmente, alguém do Parlamento pode ter se beneficiado da corrupção do Governo, o que é uma coisa que está sendo investigada. Há um esquema sistêmico de corrupção da Petrobras”, disse ele.



DILMA FAZ REFORMA MINISTERIAL E HENRIQUE PODE SER INCLUÍDO



henriquedilmaposse
Apenas 70 dias depois de assumir o seu segundo mandato, Dilma Rousseff já começa a sofrer pressões para reformar o ministério. As articulações envolvem pedaços do PT e do PMDB, os dois maiores acionistas do governo. Encontram-se na alça de mira os ministros petistas Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais). A informação é do Josias de Souza.
Um pedaço do PMDB sonha em transferir para a cadeira de Pepe Vargas o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves. Os defensores da ideia argumentam que Pepe não é reconhecido no Congresso como articulador político de Dilma. Vende-se a tese de que Henrique, amigo do vice-presidente Michel Temer e do presidente da Câmara Eduardo Cunha, seria mais talhado para a função.



DEPUTADOS PRORROGAM REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO



salariominimoA Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira, depois de muita discussão, projeto de lei que prorroga para até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo. A política em vigor prevê reajuste pela inflação acumulada medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais a variação real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Um acordo firmado pelas lideranças partidárias possibilitou a aprovação do texto principal do projeto e o adiamento, para quarta-feira, da votação das emendas e dos destaques que visam alterar o texto aprovado. Entre os dispositivos a serem votados nesta quarta estão alguns que propõem aplicar as regras de reajuste do mínimo nas aposentadorias e pensões. O governo não concorda com essa possibilidade.
O projeto aprovado hoje foi apresentado no ano passado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), o Paulinho da Força; pelo deputado Fernando Francischini (PR), ex-líder do partido; e pelo ex-líder do PSDB deputado Antônio Imbassahy (BA). Ele estende o prazo referente à política de reajuste do salário mínimo até 2019, uma vez que a atual política vence neste ano.FONTE:ROBSON PIRES

Nenhum comentário: