quinta-feira, 19 de março de 2015

RENAN,TEMER E EDUARDO CUNHA DEFENDEM FIM DA REELEIÇÃO,AUMENTO DOS MANDATOS DOS PREFEITOS E VEREADORES PARA CINCO ANOS E AUMENTO DO MANDATO DE SENADOR PARA DEZ ANOS.


Reforma política: proposta do PMDB tem financiamento privado e fim da reeleição Marcelo Camargo/Agência Brasil
Proposta foi entregue ao presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O PMDB apresentou nesta terça-feira um conjunto de propostas do partido para a reforma política, entre elas o fim da reeleição e a manutenção do financiamento privado de campanhas, desde que limitado a um candidato por cargo.
As propostas foram elaboradas pela Fundação Ulysses Guimarães - instituição de pesquisas e estudos do PMDB - e entregue pelo presidente da entidade, Moreira Franco, ao presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. No documento de oito páginas, também estão propostas de adoção do voto distrital puro, o chamado distritão, com a eleição dos candidatos com mais votos; o fim das coligações nas eleições proporcionais; mandatos de cinco anos para deputados, vereadores e chefes do Executivo (federal, estadual e municipal) e de dez anos para senadores.A proposta peemedebista de reforma política prevê ainda o fim da reeleição, com extensão dos mandatos de quatro para cinco anos. O  período de transição já começaria nas eleições municipais de 2016, "para que em 2022 tenhamos todos os cargos sendo disputados ao mesmo tempo", segundo Franco.
Ao receber o documento, Temer disse que o Congresso Nacional é o "senhor absoluto" da reforma política e que acredita na votação do assunto ainda este ano. TAGS:SENADO FEDERAL

Nenhum comentário: