domingo, 5 de junho de 2016

CRISE ECONÔMICA ATINGIU PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO RN.



cofre_vazioA crise bateu à porta das prefeituras potiguares com força. 28 prefeitos admitem atrasos no pagamento de funcionários. Mas não é só isso. O setor mais frontalmente atingido pelo declínio financeiro foi a aducação.
Dentre as prefeituras potiguares, 71 têm dificuldades em cumprir o piso do magistério, 13 tiveram que fechar escolas municipais, 17 estão sem merenda escolar e 59 passam por dificuldade de manter a frota para o transporte dos estudantes.



MEDO DE NOVAS  BAIXAS NO MINISTÉRIO ASSOMBRA O GOVERNO DE TEMER



temer_mulheres
Apesar de ser interpretado por alguns como um bom indicativo de que o presidente interino, Michel Temer, se diferencia do governo anterior, as demissões rápidas de ministros pegos em irregularidades têm levado insegurança e preocupação aos titulares da Esplanada dos Ministérios. Segundo O Globo, com cinco ministros investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e dois citados na Operação Lava Jato, o medo da degola a qualquer momento, por pressão da opinião pública, tem levado a um clima de apreensão e de críticas ao que chamam de “fraqueza” de Temer.
Na reunião ministerial, logo depois da posse, Temer avisou a seus ministros: quem errar, está fora do governo. “Meu governo será implacável com quem cometer ilegalidade”. O primeiro a cair foi o ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), logo após a divulgação do grampo em que aparece conversando com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, dizendo que o impeachment “estancaria a sangria”.



PT  SE AGARRA NA TETA DA " QUARENTENA REMUNERADA "



Deu no Cláudio Humberto:
mamandoJá são dezenas os pedidos de “quarentena remunerada” à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, cujos integrantes foram nomeados por Dilma Rousseff. Espertos, ex-ocupantes de boquinhas no governo petista querem continuar recebendo seus salários integrais alegando “dificuldade de encontrar trabalho”. A malandragem petista foi usada antes por Antônio Palocci, ex-ministro da Casa Civil de Dilma.
Ao menos seis ex-ministros de Dilma receberão R$ 31 mil por mês, sem trabalhar, alegando “conflito de interesses” com a iniciativa privada. Entre os que continuarão pendurados nas tetas do governo, recebendo salários integrais de ministro, estão Jaques Wagner e Miguel Rossetto.


PARTIDOS SÃO CENTRAIS DE NEGÓCIOS, DIZ NOVO MINISTRO DA TRANSPARÊNCIA



O novo ministro da Transparência, Controle e Fiscalização, Torquato Jardim, avaliou que atualmente os partidos políticos no país são “uma central de negócios” e reagiu com ceticismo à possibilidade da operação “lava jato” trazer mudanças à cultura da corrupção no país. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal “Diário do Povo do Piauí”, concedida no final do mês passado e antes de ser convidado para assumir o ministério.
Sobre as críticas de Jardim, os líderes do chamado “centrão” da Câmara dos Deputados reagiram com indignação. “Prefiro ficar calado do que responder idiotice. Idiotice não se responde”, afirmou o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), um dos principais articuladores do centrão. Para o parlamentar goiano, o novo ministro tem o dever de explicar sua declaração.



JURISTA  CONDENA LENIÊNCIA   COM CORRUPTOS



O jurista Modesto Carvalhosa criticou em artigo no jornal O Estado de S. Paulo a maneira como estão sendo planejados os acordos de leniência com empresas condenadas por corrupção em esquema de parceria com companhias estatais. Para ele, os acordos de leniência que estão tentando ser feitos com a nova lei, nada mais são do que a ratificação de um procedimento que leva à plena continuidade da corrupção nas relações contratuais do setor público com o privado.
“No Brasil, a despeito do extraordinário trabalho desenvolvido pela ‘lava jato’, teremos o mesmo fenômeno que ocorreu na Itália, após a operação mãos limpas. Por terem os juízes de lá protegido as empresas corruptas, o resultado daquele esforço histórico foi zero. A corrupção aumentou ainda mais nas duas décadas seguintes, sendo hoje a Itália – fundadora da União Europeia – a artista convidada em todas as análises sobre o tema”, escreveu Carvalhosa.


PRESIDENTE TEMER QUER SE APROXIMAR DOS SEM TETOS E SEM TERRA



mst_niver
Um cenário inimaginável há anos pode ocorrer na atual conjuntura política: Os sem-teto e os sem-terra, que infernizam avenidas, estradas e propriedades rurais, fecharem aliança – ou acordo de trégua – com um Governo de Centro-direita.
O presidente da República, Michel Temer, articula uma forte aproximação de seu Governo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e com entidades de sem-teto, historicamente ligados – e financiados – pelo Partido dos Trabalhadores e seu Governo. Temer quer neutralizar a gritaria nas ruas, o bloqueio de estradas e iminentes invasão de fazendas – o GSI e a Abin acompanham de perto.
O presidente convidou o ex-líder maior do MST, José Rainha, hoje comandante da Frente Nacional de Luta e ainda influente entre sem-terra, para ser consultor informal sobre a demanda do campo. Rainha esteve no Palácio e não escondeu a satisfação para ser o interlocutor da pauta agrária. “Queremos a volta do Desenvolvimento Agrário”, disse Rainha à Coluna Esplanada. FONTE:  ROBSON PIRES

Nenhum comentário: